quarta-feira, 23 de maio de 2012

Lectio Divina - 23/05/12







QUARTA-FEIRA - 23/05/2012

PRIMEIRA LEITURA: Atos 20,28-38

• A última recomendação de Paulo para a comunidade de Éfeso, seria: “Os encomendo a Deus e a sua Palavra salvadora, A QUAL TEM FORÇA para que todos os consagrados a Deus cresçam no espírito e alcancem a herança prometida”. Paulo sabe que nossa força, como já o havia dito o Senhor, não está em nossos raciocínios, mas sim, em sua Palavra, a qual é “viva e eficaz”. É, pois, necessário meus amados irmãos, que se realmente queremos crescer no Espírito e alcançar a estatura de Cristo, temos que dar um tempo para a leitura da Sagrada Escritura, nela está a força que constrói uma nova sociedade, uma sociedade não regida pelos critérios humanos, mas sim, pela caridade do Espírito. Na Sagrada Escritura encontrarás os critérios com os quais se deve guiar a vida do Cristão, conselhos para os amigos, instrução para os filhos, consolo para os aflitos e, sobretudo, a feliz notícia, que se repete a cada momento: Deus te ama, tem te amado e te amará sempre.



ORAÇÃO INICIAL

• Pai cheio de amor conceda a tua Igreja, congregada pelo Espírito Santo, dedicar-se plenamente a teu serviço e viver unida no amor, segundo tua vontade. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

João 17,11b-19

• Estamos na novena de Pentecostes, esperando a vinda do Espírito Santo. Jesus disse que o dom do Espírito Santo se dá só a quem o pede em oração (Lc 11,13). No cenáculo, durante nove dias, desde a ascensão até Pentecostes, os apóstolos perseveraram em oração junto com Maria mãe de Jesus (At 1,14). Por isto, conseguiram em abundância o dom do Espírito Santo (At 2,4). O evangelho de hoje continua colocando diante de nós a Oração Sacerdotal de Jesus. É um texto bem apto para prepararmos nestes dias a vinda do Espírito Santo em nossas vidas.
• João 17,11b-12: GUARDE-OS EM TEU NOME. Jesus transforma sua preocupação em oração: “Guarde-os em teu nome, o nome que Tu me deste, para que sejam um como nós!”. Tudo o que Jesus fez em sua vida, fez em Nome de Deus. Jesus é a manifestação do Nome de Deus. O Nome de Deus é Yavé, JHWH. No tempo de Jesus, este Nome era pronunciado como Adonai, Kyrios, Senhor. No sermão de Pentecostes, Pedro diz que Jesus, por sua ressurreição, foi constituído Senhor: “Saiba então, com segurança todas as pessoas de Israel que Deus fez Senhor e Cristo este Jesus a quem vós crucificastes” (At 2.36). E Paulo diz que isto se fez: “para que toda a língua proclame para glória de Deus Pai que: Jesus Cristo é o Senhor!” (Fl 2,11). É o “Nome sobre todo nome” (Fl 2,9), JHWH o Yavé, o Nome de Deus, recebeu um rosto concreto em Jesus de Nazaré. E é em torno deste nome que devemos construir a unidade: Guarde-os em teu nome, o nome que tu me deste, para que sejam um como nós. Jesus quer a unidade das comunidades, para que possam resistir frente ao mundo que as odeia e persegue. O povo unido ao redor do Nome de Jesus jamais será derrotado!
• João 17,13-16: QUE EM SI MESMOS MINHA ALEGRIA SEJA PLENA. Jesus está se despedindo. Dentro de pouco partirá. Os discípulos continuam no mundo, serão perseguidos, terão aflições. Por isto estão tristes. Jesus quer que tenham alegria plena. Eles terão que continuar no mundo sem tomar parte do mundo. Isto significa, bem concretamente, viver no sistema do império, seja romano ou neoliberal, sem deixar-se contaminar por ele. Como Jesus e com Jesus, devem viver no mundo sem ser do mundo.
• João 17,17-19: COMO TU ME ENVIASTE, EU OS ENVIO AO MUNDO. Jesus pede que sejam consagrados na verdade. Isto é, que sejam capazes de dedicar toda sua vida para testemunhar suas convicções a respeito de Jesus e de Deus Pai. Jesus se santificou na medida em que, em sua vida, foi revelando o Pai. Pede que seus discípulos entrem no mesmo processo de santificação. Sua missão é a mesma que a de Jesus. Eles se santificam na mesma medida em que, vivendo o amor, revelam-se a Jesus e ao Pai. Santificar-se significa tornar-se humano, como Jesus o foi. Dizia o Papa Leão Magno: “Jesus foi tão humano, mas, tão humano, como somente Deus pode ser humano”. Por isto, devemos viver no mundo, sem ser do mundo, pois, o sistema desumaniza a vida humana e a torna contrária às intenções do Criador.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Jesus viveu no mundo, mas, não era do mundo. Viveu no sistema sem seguir o sistema, e por isto foi perseguido e condenado à morte. Eu vivo hoje como Jesus o fez em seu tempo, ou, adapto minha fé ao sistema?
• Preparação para Pentecostes. Invocar o dom do Espírito Santo, o Espírito que animou Jesus. Nesta novena de preparação Pentecostes é bom reservar um tempo para pedir o dom do Espírito de Jesus.


ORAÇÃO FINAL

•    (SALMO 16,7-8)
• Hoje procurarei algum principio bíblico para colocá-lo em prática em minha casa, outro em meu trabalho e outro com minhas amizades. Não o ensinarei, mas sim, o colocarei em prática para que vá renovando pouco a pouco o ambiente onde me desenvolvo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário