quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lectio Divina - 31/05/12


QUINTA-FEIRA - 31/05/2012

PRIMEIRA LEITURA: Romanos, 12,9-16

• Paulo nos faz uma série de convites concretos para mostrar nossa fé; não basta achar que está salvo pelo acontecimento Cristo, é necessário viver de uma maneira que manifeste que a redenção tocou sua vida. O amor deve ser autêntico. Porém, do mal diz que deve ser abandonado, não basta não fazer o mal aos demais, é necessário abandoná-lo. O mal deve ser algo erradicado da vida do cristão, por isso, Jesus convidava a cortar a seqüência do mal fazendo bem àqueles que nos magoam, ferem, perseguem ou odeiam, porque de outro modo contribuiríamos com a cadeia do mal, acrescentando o mal que nós devolvemos aos maus. O amor, diz, além disso, deve ser cordial, isto é, deve nascer e brotar do coração, que é a sede do bom trabalho e a presença de Deus na vida do homem.



ORAÇÃO INICIAL

• Concede-nos tua ajuda Senhor, para que o mundo progrida, segundo teus desígnios; gozem as nações de uma paz estável e tua Igreja se alegre de poder servir-te com uma entrega confiada e pacífica. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 1,39-56

• Hoje se comemora a visitação de Nossa Senhora, o evangelho fala da visita de Maria a sua prima Isabel. Quando Lucas fala de Maria, ele pensa nas comunidades de seu tempo que vivia dispersas pelas cidades do Império Romano e lhe oferece em Maria um modelo de como devem relacionar-se com a Palavra de Deus. Uma vez, ao ouvir Jesus falar, uma mulher exclamou: “Feliz a que te deu a luz e, felizes os seios que te amamentaram”. Elogiou a mãe de Jesus. Imediatamente, Jesus respondeu: “Felizes, pois, os que ouvem a palavra de Deus e a observam!” (Lc 11,27-28). Maria é o modelo de comunidade fiel que sabe ouvir e praticar a Palavra de Deus. Ao descrever a visita de Maria a Isabel, ensina o que é que devem fazer as comunidades para transformar a visita de Deus no serviço aos irmãos e as irmãs.
• O episódio da visita de Maria a Isabel mostra outro aspecto bem típico de Lucas. Todas as palavras e atitudes, sobre todo o cântico de Maria, formam uma grande celebração de louvor. Parece a descrição de uma solene liturgia. Assim, Lucas evoca o ambiente litúrgico e celebrativo, no qual Jesus foi formado e, no qual as comunidades tinham que viver sua fé.
• Lucas 1,39-40: MARIA SAI PARA VISITAR ISABEL. Lucas acentua a prontidão de Maria em atender as exigências da Palavra de Deus. O anjo falou de quem Maria estava grávida e, imediatamente, Maria se levanta para verificar o que o anjo lhe havia anunciado, e sai de casa para ir ajudar a uma pessoa necessitada. De Nazaré até as montanhas de Judá são mais de 100 quilômetros! Não havia ônibus nem trem.
• Lucas 1,41-44: SAUDAÇÃO DE ISABEL. Isabel representa o Antigo Testamento que termina. Maria, o Novo que começa. O Antigo Testamento acolhe o Novo com gratidão e confiança, reconhecendo nele o dom gratuito de Deus que vem realizar e completar toda a expectativa das pessoas. No encontro das duas mulheres se manifesta o dom do Espírito que faz saltar o menino no seio de Isabel. A Boa Nova de Deus revela sua presença em uma das coisas mais comuns da vida humana: duas mulheres donas de casa visitando-se para ajudar-se. Visita, alegria, gravidez, meninos, ajuda mútua, casa, família: é aqui onde Lucas quer que as comunidades (e nós todos) percebam e descubram a presença do Reino. As palavras de Isabel, até hoje, formam parte do salmo mais conhecido e mais rezado em todo o mundo, que é a “Ave Maria”.
• Lucas 1,45: O ELOGIO QUE ISABEL FAZ A MARIA. “FELIZ AQUELA QUE ACREDITOU QUE SE CUMPRIRAM AS COISAS QUE FORAM DITAS DE PARTE DO SENHOR”. É o recado de Lucas às Comunidades: acreditar na Palavra de Deus, pois, tem a força de realizar aquilo que ela nos diz. É Palavra criadora. Engendra vida no seio de uma virgem, no seio do povo pobre e abandonado que a acolhe com fé.
• Lucas 1,46-56: O CÂNTICO DE MARIA. Muito provavelmente este cântico, já era conhecido e, cantado nas Comunidades. Ensina como se deve cantar e rezar. (Lc 1,46-50): Maria começa proclamando a mutação que tem acontecido em sua própria vida sob o olhar amoroso de Deus, cheio de misericórdia. Por isto canta feliz: “Exulto de alegria em Deus, meu Salvador”. (Lc 1,51-53): Em seguida, canta a fidelidade de Deus para com seu povo e proclama a mudança que o braço de Yavé estava realizando à favor dos pobres e dos famintos. A expressão “braço de Deus” lembra a libertação do Êxodo. Esta é a força salvadora de Deus que faz acontecer a mutação: dispersa os orgulhosos (1,51), destrona os poderosos e eleva os humildes (1,52), manda os ricos com as mãos vazias enche de bens os famintos (1,53). (Lc 1,54-55): No final lembra que tudo isto é expressão da misericórdia de Deus para com seu povo e expressão de sua fidelidade às promessas feitas a Abraão. A Boa Nova vem não como recompensa pela observância da Lei, mas sim, como expressão da bondade e da fidelidade de Deus às promessas. É o que Paulo ensinava nas cartas aos Gálatas e aos Romanos.
• O segundo livro de Samuel conta a história da Arca da Aliança. Davi quis colocá-la em sua casa, porém, teve medo e disse: “Como vou levar para minha casa a Arca de Yavé?” (2Sm 6,9), Davi mandou que a Arca fosse para casa de Obed-Edom. “E a Arca permaneceu três meses na casa de Obed-Edon, e Yavé abençoou toda sua família” (2Sm 6,11). Maria, grávida de Jesus, é como a Arca da Aliança que, no Antigo Testamento, visitava as casas das pessoas distribuindo benefícios às casas e as pessoas. Vá para a casa de Isabel e fique lá pro “três meses”. E quando entra na casa de Isabel, ela e toda a sua família são abençoadas por Deus. A comunidade deve ser como a Nova Arca da Aliança. O visitar as casas das pessoas tem que trazer benefícios e graças de Deus para todos.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• O que é que nos impede de descobrir e viver a alegria da presença de Deus em nossa vida?
• Onde e como a alegria da presença de Deus está acontecendo hoje em minha vida e na vida da comunidade?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 103,1-2)
• Hoje visitarei um familiar que tenho me descuidado nos últimos dias para que com isso lhe leve a benção que emana de Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário