quarta-feira, 9 de maio de 2012

Lectio Divina - 09/05/12






QUARTA-FEIRA - 09/05/2012

PRIMEIRA LEITURA: Atos 15,1-6

• Em algumas passagens vemos o quão importante é a hierarquia da Igreja para que o Espírito possa construí-la. Nessa leitura vemos como surgiu uma diferença na comunidade: os pagãos convertidos devem ser circuncidados? Quem deverá decidir isto? Qual é o grupo que está com a razão? Movidos pelo Espírito, decidem não tomar esta decisão por sua própria conta, mas, CONSULTAR a hierarquia da Igreja. Hoje e dia as decisões difíceis em matéria de fé e costumes continuam sendo postas as claras pelos bispos, sucessores dos Apóstolos. A obediência à hierarquia da Igreja é a garantia da unidade. É possível que “nossa opinião” seja contrária, porém, ainda tendo uma revelação privada podermos ir contra o magistério da Igreja. Se verdadeiramente queremos fazer a vontade de Deus e não estivermos envoltos pelas mentiras do demônio que se veste de luz, devemos confiar no poder de discernir que o Senhor deixou na hierarquia da Igreja (apesar de ser como nós, homens, pecadores e frágeis).



ORAÇÃO INICIAL

• Oh Deus, que amas a inocência e a devolve a quem há perdeu, atrai para ti o coração de teus fiéis, para que sempre vivam na luz de tua verdade os que se livraram das trevas do erro. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

João 15,1-8

• Os capítulos de 15 a 17 do Evangelho de João nos apresentam vários ensinamentos de Jesus, que o evangelista uniu e colocou aqui no contexto amistoso e fraterno do último encontro de Jesus com seus discípulos:
• João 15,1-17: REFLEXÕES EM TORNO DA PARÁBOLA DA VIDEIRA
• João 15,18 a 16,4ª: CONSELHOS SOBRE A MANEIRA DE SE COMPORTAR QUANDO SE É PERSEGUIDO
• João 16,4b-15: PROMESSA SOBRE A VINDA DO ESPÍRITO SANTO
• João 16,16-33: REFLEXÕES SOBRE A DESPEDIDA E O RETORNO DE JESUS
• João 17,1-26: O TESTAMENTO DE JESUS EM FORMA DE ORAÇÃO
• Os evangelhos de hoje e de amanhã apresentam uma parte da reflexão de Jesus sobre a parábola da vida. Para entender bem todo o alcance desta parábola, é importante estudar bem as palavras que Jesus usou. É igualmente importante observar de perto uma vida ou uma planta para ver como cresce e como se enlaçam o tronco e os ramos, e como o fruto nasce do tronco e dos ramos.
• João 15,1-2: JESUS APRESENTA A COMPARAÇÃO DA VIDEIRA. No Antigo Testamento, a imagem da videira indicava o povo de Israel (Is 5,1-2). O povo era como uma vida que Deus plantou com muito carinho nas costas dos montes da Palestina (Sl 80,9-12). Porém, a videira não correspondeu ao que Deus esperava. Ao invés de cachos de uva boa deu um fruto amargo que não servia para nada (Is 5,3-4). Jesus é a nova videira, a verdadeira videira. Em uma única frase Ele nos dá toda a comparação. Ele disse: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o vinicultor. Todo sarmento que em mim não dá fruto, o corta, e todo o que dá fruto, o limpa, para que dê mais fruto”. A poda é dura, porém, é necessária. Purifica a videira, para que cresça e produza mais frutos.
• João 15,3-6: JESUS EXPLICA E APLICA A PARÁBOLA. Os discípulos já são puros. Já foram podados pela palavra que ouviram de Jesus. Até hoje, Deus faz a poda em nós por meio de sua Palavra que nos chega por meio da Bíblia e de muitos outros meios. Jesus estenda a parábola e diz: “Eu sou a videira e vós os sarmentos!”. Não se trata de duas coisas distintas: de um lado a videira, de outro, os ramos. Não! Não existe uma videira sem ramos. Nós somos partes de Jesus, Jesus é o todo. Para que um ramo possa produzir frutos, deve estar unido à videira. Só assim consegue receber a seiva. “Sem mim, não podeis fazer nada!”. Ramo que não produz fruto é cortado. Se seca é queimado. Já não serve para nada, nem sequer, para fazer lenha!
• João 15,7-8: PERMANECER NO AMOR. Nosso modelo é aquele que o próprio Jesus vive em relação com seu Pai. Ele disse: “Como o Pai me amou, eu também os tenho amado. Permanecei no meu Amor!”. Insiste em dizer que devemos permanecer Nele e que suas palavras devem permanecer em nós. E chega a dizer: “Se permaneceis em mim, e minhas palavras permanecem em vós, pedi o que quiseres e o conseguirei!”. Pois, o que o Pai mais quer é que nos tornemos discípulos e discípulas de Jesus e assim darmos muitos frutos.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Quais são as podas ou momentos difíceis que passei em minha vida e que me ajudaram a crescer? Quais são as podas ou momentos difíceis que passamos em nossa comunidade e nos ajudaram a crescer?
• O que mantém viva uma planta, capaz de dar frutos, é a seiva que a atravessa. Qual é a seiva que está presente em nossa comunidade e a mantém viva, capaz de dar frutos?


ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 96,1-2)
• Hoje meditarei os cinco mandamentos da Igreja e avaliarei o quão o conheço e os aplico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário