quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Lectio Divina - 07/11/12


 QUARTA-FEIRA -07/11/2012

PRIMEIRA LEITURA: Filipenses 2,12-18

•    Seguir a vontade de Deus nunca foi fácil, pois, o próprio Jesus nos mostrou com sua vida, que muitas vezes foi marcada com sinal da cruz e da perseguição. Por isso, Paulo, encoraja a comunidade para continuar trabalhando na construção do Reino, sabendo que o próprio Deus quem da força e energia para fazê-lo. Se vezes você se sente cansado e sem ânimo para seguir adiante no projeto que lhe foi proposto, pode ser porque quer fazê-lo depender de teu próprio esforço, ou, porque não era precisamente de acordo com o projeto de Deus. Por isso, quando vier o desânimo, seja por pelos problemas que encontrar em tua vida, ou, pelas dificuldades às quais tem que enfrentar, lembre que a força nos vem de Deus. Ele é o primeiro interessado em que seu projeto se cumpra (em tua família, em tua comunidade, no seu trabalho, na escola), e por isso não te negará os recursos que necessite para que o Reino se estabeleça e possa verdadeiramente brilhar como uma tocha no meio da escuridão. Coragem!



ORAÇÃO INICIAL

• Senhor de poder e de misericórdia, que tens querido fazer digno e agradável por, por favor, teu o serviço de teus fiéis, concede-nos caminhar sem tropeços para os bens que nos prometestes. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Lucas 14,25-33

•    O evangelho de hoje nos fala do discipulado e apresenta as condições para que alguém possa ser discípulo ou discípula de Jesus. Jesus está a caminho de Jerusalém, onde vai morrer na Cruz. Este é o contexto em que Lucas coloca as palavras de Jesus sobre o discipulado.
• Lucas 14,25: EXEMPLO DE CATEQUESE. O evangelho de hoje é um bonito exemplo de como Lucas transforma as palavras de Jesus em catequese para as pessoas das comunidades. Diz: “Caminhava com Ele muita gente. E voltando-se lhes disse”. Jesus fala a grandes multidões, isto é, fala para todos, inclusive para as pessoas das comunidades do tempo de Lucas e fala hoje também a nós. No ensinamento que segue, coloca as condições para que alguém seja seu discípulo.
• Lucas 14,25-26: PRIMEIRA CONDIÇÃO: ODIAR PAI E MÃE. Alguns acham a palavra “odiar” muito forte e traduzem como “dar preferência a Jesus acima dos pais”. Este texto original usa a expressão “odiar os pais”. Em outro lugar Jesus manda amar e honrar os pais (Lc 18,20). Como explicar esta contradição? É uma contradição? No tempo de Jesus, a situação social e econômica levava as famílias a fechar-se em si mesmas e lhes impedia cumprir com a lei do resgate, isto é, socorrer aos irmãos e irmãs da comunidade que estavam ameaçados de perder sua terra ou de cair na escravidão (Cf. Dt 15,1-18; Lv 25,23-43). Encerradas em si mesmas, as famílias debilitavam a vida da comunidade. Jesus quer refazer a vida em comunidade. Por isto, pede que se rompa a estreita visão da pequena família que se fecha em si mesma e pede que as famílias se abram entre si na grande família, na comunidade. Este é o sentido de odiar o pai e a mãe, a mulher, os filhos, os irmãos e as irmãs. O próprio Jesus, quando os parentes de sua pequena família querem levá-lo de novo para Nazaré, não atende seu pedido. Ignora seu pedido e alarga a família dizendo: “Meu irmão, minha irmã, minha mãe são todos aqueles que fazem a vontade do Pai” (Mc 3,20-21.31-35). Os vínculos familiares não podem impedir a formação da Comunidade. Esta é a primeira condição.
• Lucas 14,27: SEGUNDA CONDIÇÃO: CARREGAR A CRUZ, “o que não carregar sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo”. Para entender melhor o alcance desta segunda exigência devemos olhar o contexto em que Lucas coloca esta palavra de Jesus. Jesus está indo para Jerusalém onde será crucificado e morrerá. Seguir Jesus e carregar a cruz atrás Dele significa ir com Ele até Jerusalém onde será crucificado com Ele. Isto evoca a atitude das mulheres que “haviam seguido Jesus e haviam servido desde quando estava na Galiléia. Muitas outras estavam ali, pois, haviam subido com Jesus a Jerusalém” (Mc 15,41). Evoca também a frase de Paulo na carta aos Gálatas: “Quanto a mim, jamais me gloriarei a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo” (Gl 6,14).
• Lucas 14,28-32: DUAS PARÁBOLAS. As duas têm o mesmo objetivo: levar as pessoas a pensar melhor antes de tomar uma decisão. Na primeira parábola diz: “Porque quem de vós, que quer edificar uma torre, não se senta primeiro para calcular os gastos e, ver se tem possibilidade de acabá-la? A não ser que, havendo colocado o cimento e não podendo terminar, todos os que vêem começam a dizer: Este começou a edificar e não pode terminar!”. Esta parábola não necessita explicação, fala por si só, que cada um reflita bem sobre sua maneira de seguir Jesus e se pergunte se calculou as condições antes de tomar a decisão de ser discípulo de Jesus. A segunda parábola: “Por que um rei, antes de guerrear com outro rei, não se senta para deliberar se com dez mil pode enfrentar o outro, que vem contra ele com vinte mil? E se não, quando o outro está longe, envia uma embaixada para pedir condições de paz”. Esta parábola tem o mesmo objetivo da anterior. Alguns se perguntam: Como é que Jesus pode usar um exemplo de guerra? A pergunta é pertinente para nós que conhecemos as guerras hoje. Só a segunda guerra mundial (1939-1945) causou 54 milhões de mortos. Naquele tempo, as guerras eram como a competitividade comercial entre as empresas de hoje que lutam para obter mais benefícios.
• Lucas 14.33: CONCLUSÃO PARA O DISCIPULADO. A conclusão é uma só: seguir Jesus é uma coisa séria. Hoje, para muita gente, ser cristão não é uma opção pessoal, nem uma decisão de vida, mas sim, um simples fenômeno cultural. Não lhes passa pela cabeça ter uma opção. Quem nasce brasileiro, é brasileiro. Muita gente é cristã porque nasceu assim e morre assim, sem nunca ter a idéia de optar e de assumir o que já é por nascimento.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Ser cristão é coisa séria. Tenho que calcular bem minha maneira de seguir Jesus. Como isso acontece em minha vida?
• “Odiar aos pais”; Comunidade ou família. Como combino estas duas coisas? Você consegue harmonizá-las?



ORAÇÃO FINAL

• (Salmo 27,1)
• Hoje direi diretamente a Deus que tome conta daquilo que tanto tenho me esforçado para solucionar ou concluir e ainda não consegui, com fé lhe pedirei que me ajude com sua graça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário