quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Lectio Divina - 22/11/12





QUINTA-FEIRA -22/11/2012

PRIMEIRA LEITURA: Apocalipses 5,1-10

• Esta passagem nos propõe dois elementos de reflexão. Por um lado nos mostra por meio de elementos simbólicos (prostrar-se diante Dele e oferecer-lhe incenso) como a Igreja desde suas origens tem reconhecido Jesus como Verdadeiro Deus igual ao Pai. Por outro, revela a relação que existe entre Jesus, o Cordeiro de Deus, e os homens: ele é nosso DONO, pois, Ele nos comprou com seu sangue, mais ainda, agora somos parte de um povo de sacerdotes, destinados a servir a Deus e a reger a terra. Um dos problemas de nossos cristãos hoje (como seguramente o era nos tempos dos apóstolos) é o fato da falta de identidade. Nós não temos dado conta de “quem é Jesus” e de “quem somos nós”. Parece que não temos dado conta, que somos propriedade de Deus e que toda nossa vida tem como único propósito o servir a Deus e deixar a terra em ordem, construir nela o Reino dos Céus (Justiça, Paz e Alegria no Espírito Santo). Pense por um momento, como diria Santo Agostinho: “Cristão, quem és?” Se realmente é propriedade de Jesus, deixa que Ele governe sua vida, dai-lhe glória como Deus e construa o Reino no meio de tua comunidade.




ORAÇÃO INICIAL

• Senhor, Deus nosso, concede-nos sempre viver alegres em teu serviço, porque servir-te, criador de todo bem, consiste a alegria plena e verdadeira. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 19,41-44

•    O evangelho de hoje nos diz que Jesus, ao chegar próximo de Jerusalém, vendo a cidade, começa a chorar e a pronunciar palavras que faziam vislumbrar um futuro muito sombrio para a cidade, capital de seu povo.
• Lucas 19,41-44: JESUS CHORA SOBRE JERULASÉM. Ao aproximar-se e ver a cidade, chorou por ela, dizendo: Se, tu também soubesse neste dia a mensagem de paz! Porém, agora ficará oculto a teus olhos! Jesus chora, pois, ama sua pátria, seu povo, a capital de sua terra, o Templo. Chora porque sabe que tudo vai ser destruído pela culpa do próprio povo, que não sabe perceber nem valorizar o chamado de Deus dentro dos fatos. As pessoas não percebem o caminho que poderia levar a Paz, Shalon. Porém, agora isto está oculto à teus olhos. Esta afirmação evoca a critica de Isaias à pessoa que adorava os ídolos: “Aquele que se apascenta de cinzas, o seu coração ludibriado o desencaminha; ele não consegue salvar sua vida nem é capaz de dizer: Aquilo que tenho na minha mão não será apenas uma mentira?” (Is 44,20). A mentira estava em seus olhos e por isto se tornaram incapazes de perceber a verdade. Como diz São Paulo: Eles se rebelam na verdade e obedecem a injustiça (Rm 2,8). A verdade torna-se presa da injustiça. Em outra ocasião, Jesus lamenta que Jerusalém não saiba perceber nem acolher a visita de Deus: Jerusalém, Jerusalém, a que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quanta vez quis reunir teus filhos, como uma galinha reúne sua ninhada sob as asas, e não quisestes! Pois bem, vossa casa ficará abandonada (Lc 13,34-35).
• Lucas 19,43-44: ANUNCIO DA DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM. Porque virão dias sobre ti que teus inimigos te rodearão de estacas, te cercarão e te oprimirão de todas as partes, te lançarão contra o solo a ti e teus filhos que estejam dentro de ti e não deixarão em ti pedra sobre pedra… Jesus descreve o futuro que vai acontecer a Jerusalém. Usa as imagens de guerra que eram comuns naquele tempo, quando um exército atacava uma cidade: trincheiras, cerco fechado ao redor, matança das pessoas e destruição total das muralhas e das casas. Assim, Jerusalém foi destruída por Nabucodonosor. Assim, as legiões romanas costumavam fazer com as cidades rebeldes e assim se fará novamente quarenta anos depois, com a cidade de Jerusalém. De fato, no ano 70, Jerusalém foi cercada e invadida pelos exércitos romanos. Tudo foi destruído. Diante deste acontecimento histórico, o gesto de Jesus se converte em uma advertência muito séria a todos os que pervertem o sentido da Boa Nova de Deus. Eles têm que ouvir a advertência final: “Porque não conheceram o tempo de tua visita”. Nesta advertência, todo o trabalho de Jesus está definido como uma “visita” de Deus.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Às vezes você chora vendo a situação do mundo? Olhando a situação do mundo, Jesus choraria? A previsão é sombria. A partir do ponto de vista da ecologia, já passamos do limite. A previsão é trágica.
• O trabalho de Jesus é visto como uma visita de Deus. Tem recebido em tua vida alguma visita de Deus?





ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 149,1-2)
• Hoje meditarei nas coisas que me amarram e não posso erradicar de minha vida. E direi: “Pelo sangue de Jesus me declaro livre de minhas ataduras e adquirido por Ele, me declaro pertença de Jesus perpetuamente”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário