quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Lectio Divina - 08/11/12





QUINTA-FEIRA -08/11/2012

PRIMEIRA LEITURA: Filipenses 2,12-18

•    Nesta passagem Paulo nos mostra o que é e o significado de estar TOTALMENTE enamorado de Cristo e o que isto representa e representou para sua própria vida. A frase que faz estremecer é: “Tudo o que era valioso para mim, eu considerei sem valor”. Com isto, o apóstolo nos mostra o que o amor de Deus pode fazer no coração daquele que se deixa amar por Ele, quando o amor de Deus toca o coração do homem, o transforma e lhe faz conhecer sua pequenez e a grandeza de Deus; mudam seus sentimentos, seus critérios, seus pontos de vista. Deus deixa de ser um estranho para converter-se no “amigo íntimo” sem cuja companhia não se pode viver, as coisas, sem ser negativas ou más, adquirem seu verdadeiro valor e nos damos conta que existe valores muito mais importantes e transcendentes, como são o amor, a lealdade, a fidelidade, etc. Deixa que o amor de Deus toque tua intimidade, abra-te à ação do Espírito, enamora-te de Deus.



ORAÇÃO INICIAL

• Senhor de poder e de misericórdia, que tens querido fazer digno e agradável por, por favor, teu o serviço de teus fiéis, concede-nos caminhar sem tropeços para os bens que nos prometestes. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Lucas 15,1-10

•    As três parábolas do evangelho de hoje estão entrelaçadas entre si pela mesma palavra. Trata-se de três coisas perdidas: a ovelha, (Lc 15,3-7), a moeda (Lc 15,8-10), e o filho perdido (Lc 15,11-12). As três parábolas são dirigidas aos fariseus e aos doutores da lei que criticavam Jesus (Lc 15,1-3). Isto é, são dirigidas ao fariseu e ao doutor da lei que existe em cada um de nós.
• Lucas 15,1-3: OS DESTINATÁRIOS DA PARÁBOLA. Estes três primeiros versos descrevem o contexto no qual foram pronunciadas as três parábolas: “Todos os publicanos e os pecadores se aproximavam para ouvir Jesus. Os fariseus e os escribas murmuravam”. De um lado, encontravam-se os cobradores de impostos e os pecadores, do outro lado os fariseus e os doutores da lei. Lucas diz com um pouco de exagero: “Todos os publicanos e os pecadores se aproximavam para ouvir Jesus”. Algo em Jesus atraia. É a palavra de Jesus que os atrai (Cf Is 50,4). Eles querem ouvi-lo. Sinal de que não se sentem condenados, mas sim, acolhidos por Ele. A critica dos fariseus e dos escribas era esta: “Este homem acolhe os pecadores e come com eles!”. No envio dos setenta discípulos (Lc 10, 1-9), Jesus havia mandado acolher aos excluídos, aos enfermos e aos possuídos (Mt 10,8; Lc 10,9) e a praticar a comunhão ao redor da mesa (Lc 10,8).
• Lucas 15,4: PARÁBOLA DA OVELHA PERDIDA. A parábola da ovelha perdida começa com uma pergunta: “Quem de vós que tem cem ovelhas, se uma dela se perde, não deixa as noventa e nove no deserto e, vai à busca daquela que se perdeu, até que a encontre?”. Antes que Ele próprio desse uma resposta, Jesus olha para os ouvintes para ver como respondiam. A pergunta é formulada de tal maneira que a resposta só pode ser positiva: “Sim, Ele vai à busca da ovelha perdida!”. E você, como responderia? Deixaria as noventa e nove ovelhas no campo para ir atrás da única ovelha que se perdeu? Quem faria isto? Provavelmente a maioria responderia: “Melhor um pássaro na mão, que cem voando!”.
• Lucas 15,5-7: JESUS INTERPRETA A PARÁBOLA DA OVELHA PERDIDA. Agora na parábola o dono das ovelhas faz o que ninguém faria: deixa tudo e vai atrás da ovelha perdida. Só Deus mesmo pode ter esta atitude. Jesus quer que o fariseu e o escriba que existe em nós, em mim, tenham consciência. Os fariseus e os escribas abandonavam os pecadores e os excluíam. Nunca iriam atrás da ovelha perdida. Deixariam que se perdesse no deserto. Preferem as noventa e nove que não se perderam. Porém, Jesus se coloca no lugar da ovelha que se perdeu, e que naquele contexto da religião oficial cairia no desespero, sem esperança de se acolhido. Jesus faz com que eles e nós entendamos: “Se casualmente se sentires perdido, pecador, lembre que, para Deus, você vale mais que noventa e nove ovelhas. Deus te segue. E caso você se converta, deve saber que - haverá mais alegria no céu por um só pecador que se converta que por noventa e nove justos que não tenham necessidade de conversão”.
• Lucas 18,8-10: PARÁBOLA DA MOEDA PERDIDA. A segunda parábola: “Que mulher que, tendo dez dracmas, se perde uma, não acende uma lâmpada e varre a casa e procura cuidadosamente até que a encontre? E quando a encontra, convoca as amigas e vizinhas e lhes diz: “Alegrem-se comigo, porque achei a moeda que havia perdido!”. Pois vos digo que, do mesmo modo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converta”. Deus se alegre conosco. Os anjos também se alegram conosco. A parábola era para comunicar a esperança à quem estava ameaçado e sem esperança pela religião oficial. Esta mensagem evoca o que Deus nos diz no livro do profeta Isaias: “Eis que te gravei nas palmas de minha mão” (Is 49,16). “Pois que és precioso aos meus olhos, é honrado e eu te amo” (Is 43,4).




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Você iria atrás da ovelha perdida?
• Você acredita que a Igreja de hoje é fiel a esta parábola de Jesus?




ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 105,4-5)
• Hoje repetirei, durante todo dia à Jesus: “Senhor, te amo”. E deixarei que isso vá assentando-se e realizando-se em meu coração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário