quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Lectio Divina - 20/02/14


QUINTA-FEIRA -20/02/2014


PRIMEIRA LEITURA: Tiago 2,1-9

Algo que fere sensivelmente o homem e a sociedade é a discriminação. Isto, ainda que, pareça um tema superado, não o é de todo, não só em nossa sociedade, mas, inclusive em nossa própria comunidade cristã. É questionável que, depois de quase 2000 anos de cristianismo, ainda não tenhamos aprendido a valorizar às pessoas pelo que são e que nos deixemos levar pelas aparências. Não falta reunião, ainda do tipo social-cristã, onde se vê a preferência pelas pessoas melhor vestidas, fazendo com eles tomem os melhores assentos. É triste, que em muitas de nossas casas, as pessoas que ajudam com o serviço doméstico sejam menos valorizadas e tratadas como pessoas de outra categoria. Jesus já nos havia dito: “quando der uma festa convide os pobres, pois, eles não podem pagar-te, assim terás teu prêmio no céu”. Não coloque teus olhos nas aparências, mas, busque dar aos pobres a dignidade e o lugar que Jesus lhe deu… isto é, o primeiro lugar.


ORAÇÃO INICIAL 

Senhor tu que tem prazer em habitar nos retos e simples de coração, concede-nos viver por tua graça de tal maneira, que mereçamos ter-te sempre conosco. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Marcos 8,27-33


O evangelho de hoje fala da cegueira de Pedro que não entende a proposta de Jesus quando fala do sofrimento e de cruz. Pedro aceita Jesus como messias, porém, não como messias sofredor. Está influenciado pela “levedura de Herodes e dos fariseus”, isto é, pela propaganda do governo da época que falava só do messias como rei glorioso. Para entender bem todo o alcance desta cegueira de Pedro é importante colocá-la em seu contexto literário.

CONTEXTO LITERÁRIO: O evangelho de Marcos trás três anúncios da paixão e morte de Jesus: o primeiro em Mc 8,27-38, o segundo em Mc 9,30-37 e o terceiro em Mc 10,32-45. Este conjunto, que vai de Mc 8,27 a Mc 10,45, é uma longa instrução de Jesus aos discípulos para ajuda-los a superar a crise provocada pela Cruz. A instrução é introduzida pela cura de um cego (Mc 8,22-26) e, em definitivo, é encerrada pela cura de um cego (Mc 10,46-52). Os dois cegos representam uma cegueira de dois discípulos. A cura do primeiro cego foi difícil. Jesus teve que realiza-la em duas etapas. Também foi difícil a cura da cegueira dos discípulos. Jesus teve que fazer uma longa explicação a respeito do significado da Cruz, para ajudá-los a perceber algo, pois, era a cruz que estava provocando neles a cegueira. Vejamos a cura do primeiro cego:

Marcos 8,22-26: A PRIMEIRA CURA DO CEGO. Um cego pede a Jesus que o cure. Jesus o cura, porém, de forma diferente. Primeiro, o leva para fora da aldeia. Em seguida “cospe” em seus olhos, impõe as mãos e pergunta: Vê algo? Vejo pessoas, parecem árvores que andam. Percebe só uma parte. Confunde árvores com pessoas, ou pessoas com árvores. Somente na segunda tentativa Jesus o cura. Esta descrição da cura do cego introduz a instrução aos discípulos. Na realidade, o cego era Pedro. Ele aceitava Jesus como messias, mas, somente como messias glorioso. Percebia somente uma parte! Não queria o compromisso da Cruz.

Marcos 8,27-30. DESCOBRINDO A REALIDADE: O que é que dizem os homens que sou? Jesus pergunta. Eles respondem relatando as diversas opiniões: -“João Batista”. –“Elias ou um dos profetas”. Depois de ouvir as opiniões dos demais, Jesus pergunta: “E vocês, que dizem que sou?”. Pedro respondeu: “É Senhor, o Cristo, o Messias!”. Isto é, o Senhor é aquele que o povo está esperando! Jesus concorda com Pedro, porém, lhe proíbe falar disto com as pessoas. Por que o proíbe? Naquele tempo todos esperavam a vinda do messias, porém, cada um a sua maneira: alguns como rei, outros como sacerdote, doutor, guerreiro, juiz, profeta! Ninguém parecia estar esperando o messias servidor, sofredor, anunciado por Isaias (Is 42,1-9).

Marcos 8,31-33. PRIMEIRO ANUNCIO DA PAIXÃO. Em seguida, Jesus começa a ensinar que Ele é o Messias Servo e afirma que como Messias Servo anunciado por Isaias, será condenado à morte no exercício de sua missão de justiça (Is 49,4-9; 53,1-12). Pedro se espanta, chama Jesus a um lugar separado para desaconselhar-lhe. E Jesus responde a Pedro: “Afasta-te de minha vista, Satanás, porque teus pensamentos não são os de Deus, mas, dos homens!”. Satanás é uma palavra hebraica que significa acusador, aquele que afasta os demais do caminho de Deus. Jesus não permite que alguém o afaste de sua missão. Literalmente o texto diz: “Para trás de mim, Satanás!”. Pedro deve seguir Jesus. Não deve inverter os papéis e pretender que Jesus o siga.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

Todos nós acreditamos em Jesus. Porém alguns entendem Jesus de uma forma, outros de outra. Qual é a imagem comum que a gente tem de Jesus? Qual é a resposta que a gente daria hoje a pergunta de Jesus? Eu, que resposta daria?
O que é que nos impede de reconhecer Jesus como Messias?


ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 34,2-3)
Hoje repetirei com freqüência “O que fizeste ao menor de meus irmãos, foi a mim que fizeste!”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário