quinta-feira, 12 de março de 2015

Lectio Divina - 12/03/15


DIA 12/03/15
PRIMEIRA LEITURA -- Jeremias 7,23-28
  • A censura e lamentação de Deus não só foi para o povo de Israel, mas, para todos aqueles que ainda hoje continuam fechando seu coração a seu amor e a seus ensinamentos. Deus continua mostrando-nos seu amor e convidando-nos a viver em comum união com Ele, a tê-lo verdadeiramente como Deus, e não como um ídolo imóvel. Isto Ele faz e tem feito através dos sacerdotes, de nossos pais, de muitos de nossos amigos. Pensemos por um momento, qual tem sido nossa resposta a este amor ilimitado e infatigável de Deus por nós? Aproveite este tempo, para voltar ao Senhor, para responder com mais generosidade a seus mandamentos, e crescer no amor a teus irmãos, sendo assim mais Dele.
ORAÇÃO INICIAL
  • Humildemente te pedimos, Senhor, que, a medida que se aproxima a festa de nossa salvação, vá crescendo em intensidade nossa entrega para celebrar dignamente o mistério pascal. Por Nosso Senhor…
REFLEXÃO -- LUCAS 11,14-23
  • LUCAS 11,14-16: AS DIVERSAS REAÇÕES DIANTE DA EXPULSÃO DO DEMÔNIO.  Jesus havia expulsado um demônio que era mudo. A expulsão provocou duas reações diferentes. Por um lado, a multidão que ficou admirada e maravilhada. A multidão aceita Jesus e acredita Nele. Por outro, os que não aceitam Jesus e não acreditam Nele. Alguns destes últimos diziam que Jesus expulsava aos demônios em nome de Belzebu, o príncipe dos demônios, e outros queriam Dele um sinal do céu. Marcos informa que se tratava de escribas vindos de Jerusalém (Mc 3,22), que não concordavam com a liberdade de Jesus. Queriam defender a Tradição contra as novidades de Jesus.
  • LUCAS 11,17-22: A RESPOSTA DE JESUS SE DIVIDE EM TRÊS PARTES: 1ª Parte: COMPARAÇÃO DO REINO DIVIDIDO (vv. 17-18) Jesus denuncia o absurdo da calúnia dos escribas. Dizer que Ele expulsa demônios com a ajuda do príncipe dos demônios é negar a evidência. É o mesmo que dizer que a água está seca, ou que o sol é escuridão. Os doutores de Jerusalém o caluniavam, porque não sabiam explicar os benefícios que Jesus realizava para as pessoas. Tinham medo de perder a liderança. Sentiam-se ameaçados em sua autoridade diante do povo. 2ª Parte:  POR QUEM OS EXPULSAM VOSSOS FILHOS? (vv. 18-20) Jesus provoca aos acusadores e pergunta: “Se eu expulso em nome de Belzebu, em nome de quem os discípulos de vocês expulsam os demônios? Contestem e expliquem! Se eu expulso o demônio pelo dedo de Deus, é porque chegou o Reino de Deus!”. 3ª Parte: CHEGANDO O MAIS FORTE VENCE O FORTE (vv. 21-22) Jesus compara o demônio com um homem forte. Ninguém, a não ser que seja uma pessoa mais forte, poderá roubar a casa de um homem forte. Por isto consegue entrar na casa e agarrar o homem forte. Jesus agarra o homem forte e agora rouba a casa deste, isto é, libera as pessoas que estavam no poder do mal. O profeta Isaias havia usado a mesma comparação para descrever a vinda do messias (Is 49,24-25). Por isto Lucas diz que a expulsão do demônio é um sinal evidente de que o Reino de Deus havia chegado.
  • LUCAS 11,23: QUEM NÃO ESTÁ COMINGO, ESTÁ CONTRA MIM. Jesus termina sua resposta com esta frase: “O que não está comigo, está contra mim. E quem não ajunta comigo, dispersa”. Em outra ocasião, também a propósito de uma expulsão do demônio, os discípulos impediram um homem que usava o nome de Jesus para expulsar um demônio, já que não era de seu grupo. E Jesus respondeu: “Não o impeça. Porque o que não está contra vós está convosco!”(Lc 9,50). Parecem duas frases contraditórias, porém, não o são. A frase do evangelho de hoje foi dita contra os inimigos que têm preconceitos contra Jesus: “Quem não está comigo, está contra mim. E quem não ajunta comigo, dispersa!”. Preconceito e não aceitação faz com que o diálogo se torne impossível e rompem a união. A outra frase é pronunciada pelos discípulos que pensavam ter o monopólio de Jesus: “Quem não está contra vós, esta a vosso favor!”. Muita gente que não é cristã pratica o amor, a bondade, a justiça, muitas vezes até melhor que os cristãos. Não podemos excluí-los. São irmãos e obreiros na construção do Reino. Nós os cristãos não somos donos de Jesus. É o contrário, Jesus é o nosso dono!
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • Quem não está comigo, está contra mim. E quem não se ajunta comigo, dispersa. Como ocorre isto na minha vida?
  • Não o impeçais. Quem não está contra vós está a vosso favor! Como isto acontece em nossa vida?
ORAÇÃO FINAL
  • (SALMO 95,1-2)
  • Hoje Senhor, renuncio a caminhar segundo meu próprio modo de pensar, e renuncio a obstinação de meu coração, e em vez disto, Senhor, te peço que me dês teu coração. No dia de hoje terei um tempo a sós com Deus, para expressar-lhe tudo o que perdi por viver fora Dele e durante este tempo farei um compromisso de coração com Ele para ser-lhe fiel de hoje em diante.






Nenhum comentário:

Postar um comentário