segunda-feira, 1 de junho de 2015

Lectio Divina - 01/06/15


DIA 01/06/2015
PRIMEIRA LEITURA à Tobias 1,3;2,1-8
  • A exposição começa com Tobit falando na primeira pessoa: “Eu Tobit, segui os caminhos da verdade e pratiquei boas obras todos os dias da minha vida”. Três palavras chaves são repetidas para formar uma inclusão: “verdade”, “justiça” e “esmola”. A cena começa com Tobit, o doador de esmolas, dizendo a Tobias para encontrar um parente pobre com quem ele possa partilhar o jantar de Pentecostes. Em vez de um pobre, Tobias encontra um morto na praça. Imediatamente Tobit vai enterrar o morto, prática que antes já lhe trouxera a deportação e a pobreza. Os vizinhos zombam dele e o leitor imagina qual será sua recompensa por essa justiça altruísta.
ORAÇÃO INICIAL
  • Senhor amparamo-nos confiadamente a tua providência, que nunca se equivoca; e te suplicamos que apartes de nós todo o mal e nos conceda aqueles benefícios que podem ajudar-nos para a vida presente e a futura. Por Nosso Senhor...
REFLEXÃO à Marcos 12,1-12
  • Jesus está em Jerusalém. É a última semana de sua vida. Está de volta à praça do Templo, onde agora começa o enfrentamento direto com as autoridades. Os capítulos 11 e 12 descrevem os diversos aspectos deste enfrentamento: (a)-com os vendedores do Templo, (b)-com os sacerdotes, anciãos e escribas, (c)-com os fariseus e os herodianos, (d)-com os saduceus, (e)-novamente com os escribas. No final, depois da ruptura com todos eles, Jesus comenta o óbolo da viúva. O evangelho de hoje descreve uma do conflito com os sacerdotes, os anciãos e os escribas. Através de todos estes enfrentamentos, fica mais claro para os discípulos e para todos nós o projeto de Jesus e a intenção dos homens de poder.
  • Marcos 12,1-9: A parábola da vinha: resposta indireta de Jesus aos homens de poder. A parábola da vinha é um resumo da história de Israel. Resumo bonito, tirado do profeta Isaias (Is 5,1-7). Por meio desta parábola Jesus da uma resposta indireta aos sacerdotes, escribas e anciãos que lhe haviam perguntado: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isto?”. Nesta parábola, Jesus (a)-revela qual é a origem de sua autoridade: Ele é o Filho, o herdeiro (Mc 12,6). (b)-Denuncia o abuso da autoridade dos vinhateiros, isto é, dos sacerdotes e anciãos que não cuidavam do povo de Deus (Mc 12,3-8). (c)-Defende a autoridade dos profetas, enviados por Deus, e massacrados pelos vinhateiros (Mc 12,2-5). (d)-Desmascara as autoridades por haver manipulado a religião e por matar o filho, porque não querem perder a fonte de renda que conseguiram acumular para si, ao longo dos séculos (Mc 12,7).
  • Marcos 12,10-12: A decisão dos homens de poder confirma a denuncia feita por Jesus. Os sacerdotes, escribas e anciãos entenderam muito bem o significado da parábola, porém, não se converteram. Ao contrário! Mantiveram seu projeto de prender Jesus. Rejeitaram a “pedra fundamental” (Mc 12,10), mas, não tiveram coragem de fazê-lo abertamente porque tinham medo das pessoas. Assim os discípulos e as discípulas devem saber o que lhes espera se seguirem Jesus.
  • Os homens de poder no tempo de Jesus: Nos capítulos 11 e 12 de Marcos aparecem alguns dos homens de poder no tempo de Jesus. No evangelho de hoje: os sacerdotes, os anciãos e os escribas; no de amanhã: os fariseus e os herodianos; no de depois de amanhã: os saduceus.
  • Sacerdotes: Eram os encarregados do culto no Templo, onde se recolhiam os dízimos. O sumo sacerdote ocupava um lugar central na vida das pessoas, sobretudo, depois do exílio. Era escolhido dentre as famílias que detinham mais poder e riqueza.
  • Anciãos ou Chefes do Povo: Eram lideres locais nas aldeias e cidades. Sua origem vinha dos chefes das antigas tribos.
  • Escribas ou doutores da lei: Eram encarregados de ensinar. Dedicavam sua vida ao estudo da Lei de Deus e ensinavam as pessoas como observar em tudo a Lei de Deus. Nem todos os escribas eram da mesma linha.  Uns estavam ligados aos fariseus, outros aos saduceus.
  • Fariseus: Fariseu significa: separado. Eles lutavam para que, através da observância perfeita da lei de pureza, o povo chegasse a ser puro, separado e santo como exigia a Lei e a Tradição! Pelo testemunho exemplar de sua vida dentro das normas da época, tinham muita liderança nas aldeias da Galiléia.
  • Herodianos: Era um grupo ligado ao rei Herodes Antipas da Galiléia que governou de 4 aC. até 39 dC. Os herodianos formavam uma elite que não esperava o Reino de Deus para o futuro, mas, o consideravam já presente no reino de Herodes.
  • Saduceus: Eram uma elite laica aristocrática de ricos comerciantes ou latifundiários. Eram conservadores. Não aceitavam as mudanças defendidas pelos fariseus, como por exemplo, a fé na ressurreição e na existência dos anjos.
  • Sinédrio: Era o Supremo Tribunal dos judeus com 71 membros entre sumo sacerdote, sacerdotes, anciãos, saduceus, fariseus e escribas. Tinha grande liderança junto as pessoas e representava a nação junto as autoridades romanas.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • Alguma vez, como Jesus, você sentiu-se controlado indevidamente pelas autoridades de teu país, em casa, em tua família, em teu trabalho ou na Igreja? Qual foi sua reação?
  • O que é que nos ensina esta parábola sobre a maneira de exercer a autoridade? E você, como exerce sua autoridade na família, na comunidade e no trabalho?
ORAÇÃO FINAL
  • (SALMO 111/112)





Nenhum comentário:

Postar um comentário