segunda-feira, 15 de junho de 2015

Lectio Divina - 15/06/15


DIA 15/06/15
PRIMEIRA LEITURA à 2Corintios 6,1-10
  • Uma das coisas que mais dano fazem à Igreja é o mau testemunho que seus filhos dão, pois, desgraçadamente não dizem: “Que mal que se porta essa pessoa”, mas sim, dizem: “Olhe, esse é um dos que se diz cristão, e olha como vive, igual aos que não conhecem Deus”. É triste saber que irmãos assistem a esses espetáculos a qual um cristão não pode assistir, participando em conversações impróprias para aqueles que se dizem seguidores do Senhor; bebendo de modo imoderado, que o fazem comportar-se em um modo que coloca em ridículo a sua família e, sobretudo, a Cristo, que vive nele. Por isso, Paulo procurava que toda sua vida se assemelhasse a de Cristo, e ainda sabendo-se fraco e pecador disse: “A ninguém demos motivo de escândalo, para que não se burlem de nosso ministério”. Nós também, em meio de nossas debilidades, busquemos que nossa vida de testemunho de nosso ser cristão, e evitemos a todo custo ser um elemento de escândalo para a Igreja e para o Evangelho.
ORAÇÃO INICIAL
  • Oh Deus força dos que em ti esperam, ouça nossas súplicas, pois, o homem é frágil e sem ti nada pode, concede-nos a ajuda de tua graça para guardar teus mandamentos e agradar-te com nossas ações e desejos. Por Nosso Senhor...
REFLEXÃO à Mateus 5,38-42
  • O evangelho de hoje forma parte de uma pequena unidade literária que vai deste Mt 5,17 até Mt 5,48, na qual se descreve como passar da antiga justiça dos fariseus para a nova justiça do Reino de Deus. Descreve como subir a Montanha das Bem-aventuranças, de onde Jesus anunciou a nova Lei do Amor. O grande desejo dos fariseus era alcançar a justiça, ser justo diante de Deus. Este também é desejo de todos nós. Justo é aquele ou aquela que consegue viver ali onde Deus quer que o faça. Os fariseus se esforçavam para alcançar a justiça através da observância estrita da Lei. Pensavam que era pelo esforço que poderiam chegar até o lugar onde Deus os queria. Jesus toma postura diante desta prática e anuncia que a nova justiça tem que superar a justiça dos fariseus (Mt 5,20). No evangelho de hoje estamos quase chegando ao topo da montanha. Falta pouco. Lá em cima está descrito com a frase: “Sede perfeito como vosso Pai celestial é perfeito” (Mt 5,48), que meditaremos no evangelho de amanhã. Vejamos de perto este último degrau que nos falta chegar ao topo da montanha, da qual São João da Cruz diz: “Aqui reinam o silêncio e o amor”.
  • Mateus 5,38: OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE. Jesus cita um texto da Lei antiga dizendo: “Haveis ouvido o que se disse: Olho por olho, dente por dente!”. Ele abrevia o texto dizendo: “Vida por vida, olho por olho, dente por dente, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe” (Ex 21,23-25). Como nos casos anteriores, aqui também Jesus faz uma releitura inteiramente nova. O principio: “olho por olho, dente por dente”, estava na raiz da interpretação que os escribas faziam da lei. Este princípio deve ser mudado, pois, perverte e prejudica a relação entre as pessoas e com Deus.
  • Mateus 5,39ª: NÃO DEVOLVER MAL COM MAL. Jesus afirma exatamente o contrário: “Porém, eu os digo: não se vingar de quem lhes faz o mal”. Diante de uma violência recebida, nossa reação natural é pagar ao outro com a mesma moeda. A vingança pede: “olho por olho, dente por dente”. Jesus pede para retribuir o mal não com o mal, mas sim, com o bem. Pois, se não soubermos superar a violência recebida, a espiral da violência o invadirá todo e não haverá saída. Lamec dizia: “Prestem atenção em minhas palavras. Eu matei um homem pela ferida que me fez e a um rapaz por um golpe que recebi. Se Caim tem que ser vingado sete vezes, Lamec tem que sê-lo setenta e sete vezes” (Gn 4,24). Foi por causa desta vingança extrema que tudo terminou na confusão da Torre de Babel (Gn 11,1-9). Fiel no ensinamento de Jesus, Paulo escreve na carta aos Romanos: “antes, ao que te esbofetear na face direita oferece-lhe também a outra, a quem quiser brigar contigo para tirar-te a túnica, deixa-lhe também o manto; e ao que te obrigar a andar uma milha vá com ele duas. Não devolvam a ninguém mal pelo mal, procurem ganhar o apreço de todos os homens. Não te deixes vencer pelo mal, pois, o mal se vence com a força do bem” (Rm 12,17.21). Para poder ter esta atitude, é necessário ter muita fé na possibilidade que o ser humano tem de recuperar-se. Como fazer isto na prática? Jesus nos oferece 03 exemplos concretos.
  • Mateus 5,39b-42: OS QUATRO EXEMPLOS PARA SUPERAR A ESPIRAL DA VIOLÊNCIA. Jesus disse: (a)- ao que te esbofetear na face direita oferece-lhe também a outra; (b)-o que quiser brigar contigo para tirar-te a túnica, deixa-lhe também o manto; (c)-e qo que te obrigar a andar uma milha, vá com ele duas; (d)-a que te pedir dê, e ao que desejar que lhe empreste algo, não lhe volte as costas (Mt 5,40-42). Como entender estas quatro afirmações? O próprio Jesus nos ofereceu uma ajuda de como devemos entendê-las. Quando o soldado lhe deu uma bofetada no rosto, Ele não ofereceu o outro lado. Ao contrário, reagiu com energia: “Se tenho falado mal, mostre-me em que, porém, se tenho falado bem, por que é que me bates?” (Jo 18,23). Jesus não ensina a passividade. Paulo pensa que, retribuindo o mal com o bem, “fazendo isto, amontoarás brasas sobre sua cabeça” (Rm 12,20). Esta fé na possibilidade de recuperação do ser humano só é possível a partir de uma raiz que nasce da total gratidão do amor criador que Deus mostrou para conosco na vida e nas atitudes de Jesus.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • Você já sentiu alguma vez uma raiva tão grande para querer aplicar a vingança “olho por olhos, dente por dente”?  Como fazer para superar isto?
  • Será que a convivência comunitária hoje na igreja favorece o ter em nós o amor criador que Jesus sugere no evangelho de hoje?
ORAÇÃO FINAL
  • (SALMO 97/98)
  • Revisarei em minha vida as ocasiões nas quais, por temor de ser rejeitado, tenho feito coisas que sei que te desagradam, e de agora em diante direi: não, quando devo dizê-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário