sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Lectio Divina -13/09/13


SEXTA-FEIRA -13/09/2013


PRIMEIRA LEITURA: 1Timoteo 1,1-2.12-14

Neste inicio da carta de Paulo a seu querido amigo e companheiro de evangelização, Paulo reconhece que não é por seus méritos que Deus o tenha escolhido, mas sim, pela grande misericórdia de Deus. Este aspecto da vida apostólica é muito importante, já que alguns irmãos não tomam parte ativa na evangelização ou no trabalho pastoral de suas paróquias pelo fato de não sentirem-se dignos ou capacitados para fazê-lo. Devemos lembrar que isto é uma graça e que a Deus não importa o que tenhamos sido antes de nosso encontro com Jesus. Deus sabe que se não o conhecemos, dificilmente poderemos amá-lo e servi-lo. Porém, uma vez que o tenhamos conhecido, e que estejamos buscando com todo nosso coração amá-lo, Deus nos dá todas suas graças e seu amor para poder ajudar-nos na construção do Reino. Sejamos disponíveis e abramo-nos a infinita misericórdia de Deus.



ORAÇÃO INICIAL 

Senhor tu que tens se dignado a redimir-nos e nos feito filhos seus, olhe-nos sempre com amor de pai e faça com que aqueles que crêem em Cristo, teu Filho, alcancem a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 6,39-42

O evangelho de hoje nos apresenta algumas passagens do discurso que Jesus pronunciou na planície depois de uma noite passada em oração (Lc 6,12) e de haver chamado os doze para que fossem seus apóstolos (Lc 6,13-14). Grande parte das frases reunidas neste discurso foi pronunciada em outras ocasiões, porém, Lucas, imitando Mateus, as reúne aqui neste Sermão da Planície. 
Lucas 6,36: A PARÁBOLA DO CEGO QUE GUIA OUTRO CEGO. Jesus conta uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego! Não cairão os dois no buraco?”. Parábola de uma só linha, porém, que tem muita semelhança com as advertências que, no evangelho de Mateus, são dirigidas aos fariseus: “Ai de vós os cegos!” (Mt 23,16.17.19.24.26). Aqui, no contexto do evangelho de Lucas, esta parábola é dirigida aos animadores de comunidades que se consideravam donos da verdade, superiores aos outros. Por isto, são guias cegos.
Lucas 6,40: DISCIPULO-MESTRE. “Nenhum discípulo é maior que o mestre: será como o mestre quando estiver perfeitamente instruído”. Jesus é Mestre. Não é professor. O professor da classe ensina diversas matérias, porém, na convive com elas. O mestre convive. Sua matéria é Ele próprio, seu testemunho de vida, sua maneira de viver aquilo que ensina. A convivência com o mestre tem três aspectos: (1)-O mestre é o modelo ou o exemplo que devemos imitar (cf. Jo 13,13-15). (2)-O discípulo não só contempla e imita, mas, além disso, compromete-se com o destino do mestre, com suas tentações (Lc 22,28), perseguições (Mt 10,24-25), e morte (Jo 11,16). (3)-Não só imita o modelo, não só assume o compromisso, mas, chega a identificar-se: “Vivo, porém, não sou eu, é Cristo quem vive em mim” (Gl 2,20). Este terceiro aspecto é a dimensão mística do seguimento de Jesus, fruto da ação do Espírito.
Lucas 6,41-42: O CISCO NO OLHO DO IRMÃO. “Como é que olha o cisco que existe no olho de teu irmão e não reparas a viga que existe em teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: Irmão deixe que te tire o cisco que existe em teu olho, se não vês a viga que existe no teu? Hipócrita, primeiro tire a viga de teu olho e, então, poderás ver para tirar o cisco que existe no olho de teu irmão”. No Sermão da Montanha, Mateus trata o mesmo assunto e explica um pouco melhor a parábola do cisco no olho. Jesus pede uma atitude criativa que nos faça capazes de ir ao encontro do outro sem julgá-lo, sem idéias pré-concebidas e sem racionalizações, acolhendo o outro como irmão (Mt 7,1-5). Esta total abertura para com o outro como irmão nascerá em nós só se soubermos relacionar-nos com Deus com total confiança, como filhos com seu pai (Mt 7,7-11).



PARA REFLEXÃO PESSOAL

Cisco ou viga no olho. Como me relaciono com os demais em casa e na família, no trabalho com os colegas, na comunidade com os irmãos e irmãs?
Mestre ou discípulo. Como é que sou discípulo/a de Jesus? 



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 84,5-6)
Hoje repetirei constantemente durante o dia: “Envia-me, Senhor!”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário