segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Lectio Divina - 23/09/13


SEGUNDA-FEIRA -23/09/2013

PRIMEIRA LEITURA: Esdras 1,1-6

Um dos erros que se tem caído ao longo da história é o de pensar que Deus fala unicamente ao “povo escolhido”, sejam os judeus, ou em nosso caso, os cristãos. Umas das contribuições importantes do Concílio Vaticano II foi o reconhecer que Deus se comunica de muitas maneiras com todos os homens, sem importar seu credo. Ao reconhecer a existência de um só Deus, se afirma que este Deus é o mesmo das demais religiões, ainda que, eles mesmos não reconheçam ou não aceitem. É importante aceitar a todos, sem deixar por isso de orar por aqueles que não têm tido a oportunidade de conhecer com mais profundidade a verdade de nosso Deus, a qual tem sido revelada pelo seu Filho único, Jesus Cristo. Lembremos que somos chamados à formar um só povo e uma só família. Sejamos promotores do amor, aceitando inclusive àqueles que não pensam como nós.


ORAÇÃO INICIAL 

Senhor, tu que tens se dignado a redimir-nos e fazer-nos teus filhos, olha-nos sempre com amor de pai e faz que acreditemos em Cristo, teu Filho e, alcancemos a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor...


REFLEXÃO

Lucas 8,16-18


Depois de contar a parábola, Jesus chama a atenção para o significado mais profundo de sua pregação, algo que ele deve ter feito com freqüência para levar os ouvintes a ouvir mais atentamente. Quando os discípulos pedem-lhe para explicar o significado da parábola, ele lhes assegura que os “mistérios” (desígnios ocultos) do Reino de Deus são revelados a eles e então faz a espantosa declaração de que as parábolas destinam-se a impedir que os outros entendam.

Obviamente Jesus não que quer os ouvintes sejam eles quem forem, deixem de entender. Ele usa a citação de Is 6.9, para descrever que alguns olham sem ver e ouvem sem compreender por causa da dureza de seu coração. A expressão é uma forma de hipérbole hebraica, que dá uma tradução desajeitada. É ainda mais severa na versão de Marcos (Mc 4,12), que Lucas e Mateus atenuaram.

A parábola da lâmpada aplica-se aqui à revelação dos “mistérios do Reino de Deus”. Uma das ações mais importantes de nossa atividade comercial é a publicidade. As empresas gastam verdadeiras fortunas para fazer com que seu produto seja conhecido e para que conhecendo-o, o público se sinta não só convidado a adquiri-lo, mas, persuadido de que o necessita de maneira indispensável.

Isto é lógico, pois, através de nossos sentidos é que conhecemos e chegamos a desejar o que nos é oferecido. Este é o centro do evangelho de hoje: que a vida cristã seja conhecida por todos para que se sintam persuadidos de que só nela é possível a felicidade. Por isso, Jesus convida a todos seus seguidores a que esta vida, este estilo de pensar, de falar, de viver seja notório a todos os que nos rodeiam.

Em outras palavras, nossa vida, nossa própria pessoa, é o melhor meio de publicidade para o Evangelho. Uma boa publicidade atrairá a muitos a imitar e a desejar viver de acordo ao que estão vendo em nós. Uma má publicidade ou uma publicidade negativa afastará aqueles que estão procurando um caminho para a felicidade.

Permita que em tua vida Cristo seja transparente, procure com todas as tuas forças viver de acordo com o Evangelho. Lembra-te que as palavras convencem, porém, o testemunho arrasta.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Você ou sua comunidade tem dito palavras convincentes sobre Jesus?
Qual é o tipo de publicidade que você faz de sua Igreja?
O evangelho de Cristo tem sido o produto que você oferece a seus conhecidos?




ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 149,34)
Hoje pedirei em oração por meus amigos e familiares que professam outra religião, pra que Deus lhes dê sempre o dom de seu amor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário