quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Lectio Divina - 31/10/13


QUINTA-FEIRA -31/10/2013

PRIMEIRA LEITURA: Romanos 8,31-35.37-39


Esta é uma das expressões mais fortes do apóstolo em relação à fé e a confiança que tem em Cristo. Quem nos separará do seu amor? Absolutamente nada… pois, com o amor de Deus em nosso coração venceremos todas as dificuldades que se apresentem ao longo da vida. Nossa existência no mundo vem sempre acompanhada de problemas, inclusive de perseguições, e vemos com muitos cristãos se deixam vencer por elas, tem medo e não as abandonam. A ação poderosa de Deus está sempre presente conosco, ainda que não notemos. Por isso, não devemos ter medo de apresentar-nos como autênticos seguidores de Cristo, de levar nossas bíblias e lê-las no trabalho (sem descuidar de nossas tarefas) ou, aonde sejamos convidados. Devemos sentir-nos orgulhosos de sermos cristãos, inclusive por sermos perseguidos e mal vistos. Nada, nada nos poderá afastar do amor de nosso amado Jesus, pois, para isso deu sua vida, para “estar conosco até a consumação dos tempos”. Por isso, no meio de tuas enfermidades e de todas as vicissitudes da vida, nada devemos temer, pois, nada tirará o que Cristo ganhou para nós na cruz. Se permanecermos Nele e buscarmos com todas nossas forças adequar nossa vida ao Evangelho, podemos estar seguros que sua paz e sua alegria jamais nos abandonarão.



ORAÇÃO INICIAL 

Deus todo poderoso e eterno, aumenta nossa fé, esperança e caridade, e, para conseguir tuas promessas, concede-nos amar teus preceitos. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 13,31-35

O evangelho de hoje nos faz sentir o contexto ameaçador e perigoso em que Jesus vivia e trabalhava. Herodes, o mesmo que havia matado João Batista, quer matar Jesus.

Lucas 13,31: O AVISO DOS FARISEUS A JESUS. “Naquele momento aproximaram-se alguns fariseus e lhe disseram: Saia e vá embora daqui, porque Herodes quer matar-te”. É importante notar que Jesus recebeu o aviso de parte dos fariseus. Algumas vezes, os fariseus estão juntos com o grupo de Herodes querendo matar Jesus (Mc 3,6;12,13). Porém aqui, se solidarizam com Jesus e querem evitar que morra. Naquele tempo, o poder do rei era absoluto. Não prestava conta a ninguém de sua maneira de governar. Herodes havia matado João Batista e agora está querendo terminar com Jesus.

Lucas 13,32-33: A RESPOSTA DE JESUS. “Jesus disse: Ide dizer a essa raposa: Eu expulso demônios e levo à cabo curas hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado”. A resposta de Jesus é muito clara e corajosa. Chama Herodes de “raposa”. Para o anuncio do Reino Jesus não depende de permissão das autoridades políticas. Manda um recado informando que vai continuar seu trabalho “hoje e amanhã” e que continuará até depois de amanhã, isto é, o terceiro dia. Nesta resposta se percebe a liberdade de Jesus diante do poder que queria impedir-lhe de realizar a missão recebida do Pai. Pois, quem determina os prazos e a hora é Deus e não Herodes! Ao mesmo tempo, na resposta se deixa ver um certo simbolismo relacionado com a morte e a ressurreição no terceiro dia em Jerusalém. É para dizer que não morrerá na Galiléia, mas sim, em Jerusalém, capital de seu povo, e que ressuscitará ao terceiro dia.

Lucas 13,34-35: LAMENTO DE JESUS SOBRE JERUSALÉM. “Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja aos que lhe são enviados. Quantas vezes, quis reunir teus filhos, como uma galinha sua ninhada sob as asas, e não tens querido”. Este lamento de Jesus sobre a capital de sua gente evoca a longa e triste história da resistência das autoridades aos chamamentos de Deus que lhes chegavam através dos profetas e dos sábios. Em outro lugar Jesus fala dos profetas perseguidos e mortos desde Abel até Zacarias (Lc 11,51). Chegando a Jerusalém justo antes de sua morte, olhando para a cidade a partir do alto do Monte das Oliveiras, Jesus chora sobre ela, porque reconheceu o tempo que Deus veio visitá-la (Lc 19,44).




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Jesus qualifica o poder político com “raposa”. O poder político de seu país, merece esta qualificação?
Jesus procurou muitas vezes de converter as pessoas de Jerusalém, porém, as autoridades religiosas resistiam. Eu, quantas vezes tenho resistido?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 105,4-5)
A quem eu ver que está angustiado, sofrendo ou passando alguma dificuldade específica lhe direi que Deus me colocou em seu caminho para ajudar-lhe, e verei a maneira de apoiá-lo no momento, na medida de minhas possibilidades, ou, ao menos orar com ele.






Nenhum comentário:

Postar um comentário