sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Lectio Divina - 06/12/13

SEXTA-FEIRA -06/12/2013


PRIMEIRA LEITURA: Isaias 29,17-24


Quando tudo ao nosso redor parece perder sentido, quando os problemas da vida parecem escurecer nossa existência, O Senhor nos faz ver que Ele é nossa salvação. Este oráculo de Isaias, pronunciado quando a aliança com o Egito tinha fracassado, quando os líderes religiosos se corromperam e o poder público não dava nenhuma mostra de alívio, o profeta lembra ao povo que Deus é sua vitória. Nossa preparação para o Natal, a festa na qual Deus que salva se faz homem, deve forçosamente incluir uma revitalização de nossa fé em Deus que não nos abandona, para que não existam trevas nem escuridão, para Àquele que não existe a palavra “impossível”. Confie tua vida ao Senhor, Ele – e somente Ele – é tua salvação, tua rocha, teu refúgio e tua fortaleza.



ORAÇÃO INICIAL 

Desperta teu poder, Senhor, e vem socorrer-nos com tua força, que teu amor e teu perdão apressem a salvação que nossos pecados retardam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!



REFLEXÃO

Mateus 9,27-31


Outra vez, o evangelho de hoje nos coloca diante do encontro de Jesus com a miséria humana. Jesus não se deixa para trás, não se esconde. Acolhe as pessoas e em sua acolhida íntima revela o amor de Deus.

Dois cegos seguem Jesus e gritam: “Filho de Davi, tem compaixão de nós!”. Jesus não gostava muito do título “Filho de Davi”. Critica o ensinamento dos escribas que diziam que o Messias tinha que ser filho de Davi: “O próprio Davi o chama de seu Senhor: como, então, pode ser seu filho?” (Mc 12,37).

Quando Jesus chega à casa, pergunta aos cegos: “Acreditam que eu posso curá-los?”. E eles respondem: “Sim, Senhor!”. Uma coisa é ter uma correta doutrina na cabeça, outra coisa é ter fé no coração. A doutrina dos dois cegos não era muito correta, já que chamavam Jesus de Filho de Davi. Porém, Jesus não importa que o chamem assim, para Ele o importante é que tenham fé.

Então lhes toca nos olhos e diz: “Vocês recebam o têm acreditado”. Imediatamente os olhos se abriram. Apesar de não acertar na doutrina, os dois cegos têm fé. Hoje em dia muitas pessoas estão mais preocupadas em ter uma doutrina do que a fé. 

É bom que não nos esqueçamos um pequeno detalhe de hospitalidade. Jesus chega à casa e os dois cegos entram em sua casa, como a coisa mais normal do mundo. Sentem-se “em casa” na casa de Jesus. E hoje? Uma religiosa dizia: “Hoje em dia a situação do mundo é tal que me sinto desconfiada até com os pobres!”. A situação mudou muito.

Jesus pede que não divulguem o milagre. Mas, a proibição não é respeitada. Os dois cegos saem e difundem a Boa Notícia. Anunciar o evangelho, isto é, a Boa Notícia, quer dizer compartilhar com os demais o bem que Deus nos faz na vida.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

Tenho em minha vida alguma Boa Notícia que compartilhar com os demais?
Sobre que ponto, mais insisto: em uma boa doutrina ou na fé?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 89,1)
Hoje observarei no que é que tanto estou permitindo experimentar Deus com todos meus sentidos, especialmente, se cuido do que ouço, do que vejo e do que penso. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário