quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Lectio Divina - 11/12/13


QUARTA-FEIRA -11/12/2013



PRIMEIRA LEITURA: Isaias 40,25-31

O tempo do Advento, à luz da encarnação de Jesus, é um tempo para redimensionar nossa imagem de Deus. Um dos problemas de nossos dias é ter uma idéia equivocada de Deus. O mundo tem tentado nos convencer de que temos um “deusinho”, um Deus que não pode salvar, e, que não intervém em nossa história, um Deus de domingo. O profeta Isaias lembra ao povo que a realidade é totalmente outra. Nosso Deus é o Deus que criou o céu e a terra, o Deus que tem poder para agir em todas as áreas de nossa vida. É, em definitivo, O DEUS QUE SALVA, o Deus que ama tanto a suas criaturas que enviou seu Filho único para que toda aquele que acredita Nele tenha vida, e a tenha em abundância e viva eternamente com Ele. Nosso Senhor protege em nosso caminhar, nos ilumina com a luz do Espírito, nos anima com sua Palavra, pois quer construir a história conosco e que esta seja uma verdadeira história de salvação. Aproveite este tempo para que Deus seja verdadeiramente Deus em tua vida.


ORAÇÃO INICIAL 

Senhor Deus todo poderoso, que nos manda abrir caminho à Cristo, o Senhor, não permitas que fraquejemos em nossa debilidade e que possamos esperar a chegada saudável do vem curar-nos de todos os males. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amem!


REFLEXÃO

Mateus 11,28-30


Alguns textos dos evangelhos nos revelam todo o significado quando lhe colocamos como pano de fundo o Antigo Testamento. Assim é este texto tão breve e tão belo do evangelho de hoje. Nesta passagem resumem dois temas do Antigo Testamento muito queridos e mencionados, uma passagem de Isaias e outro dos livros sapienciais.

Isaias fala do Messias servo e o representa como um discípulo que vai sempre em busca de uma palavra de consolo para poder animar aos desalentados: “O Senhor Yahvé me concedeu o poder falar como seu discípulo, e colocou em minha boca as palavras para aconselhar ao que está chateado. Cada manhã, Ele me desperta e o ouço como fazem seus discípulos” (Is 50,4). E o Messias servo lança um convite: “Ah! todos que tendes sede, vinde à água. Vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; comprai, sem dinheiro e sem pagar, vinho e leite” (Is 55,1). Estes textos estavam presentes na memória das pessoas. Eram como as cantigas de nossa infância. Quando a gente os ouve, suscitam lembranças, saudades. Assim é a palavra de Jesus: “Venham a mim! Desperta algo na memória e leva consigo a saudade daqueles preciosos textos de Isaias”. 

Os livros sapienciais representam a sabedoria divina na figura de uma mulher, uma mãe que transmite aos filhos sua sabedoria e lhes diz: “Abro a boca para falar: comprai-a sem dinheiro, colocai o vosso pescoço sob o jugo, recebam vossas almas a instrução, ela está perto, ao vosso alcance. Vede com os vossos olhos: como estou pouco cansado para conseguir tanto repouso” (Eclo 51,25-27). Jesus repete esta frase: “Encontrarão descanso!”. 

Justamente, por esta maneira sua de falar as pessoas, Jesus aviva sua memória e assim o coração se alegra e diz: “Chegou o Messias tão esperado!”. Jesus transformava a saudade em esperança, para que as pessoas dessem um passo a mais. Em lugar de agarrar-se às imagens de um messias glorioso, rei e dominador, imagens que os escribas ensinavam, a pessoa mudava sua visão e aceitava Jesus, Messias Servo. Messias humilde e manso, acolhedor e cheio de ternura, que fazia os pobres sentirem-se a vontade em sua presença. 



PARA REFLEXÃO PESSOAL

A Lei de Deus é para mim jugo suave que me anima, ou, um peso que me desencoraja?
Você já sentiu alguma vez a leveza e a alegria do jugo da Lei de Deus que Jesus nos revelou?




ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 103,1-2)
Hoje, a todas minhas atividades, além da eficiência e o amor que como cristão tenho que contribuir, acrescentarei entusiasmo porque é o Senhor quem me impulsiona a seguir e a fazer tudo cada vez melhor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário