terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Lectio Divina - 17/12/13


TERÇA-FEIRA -17/12/2013


PRIMEIRA LEITURA: Isaias 48,17-19

Toda a história do povo de Israel estava centrada na promessa do Messias, o qual reinaria eternamente e a quem todos os povos renderiam honra e obediência. Esta promessa se realizou de maneira definitiva em Cristo pelo que Ele deve reinar, não só sobre as nações, mas em cada um de nossos corações. Ao iniciar a etapa final de nossa preparação para a festa do Natal, a liturgia nos convida a revisar se verdadeiramente Jesus já é uma realidade em nossa vida. Se, é assim, conviria perguntar-nos se efetivamente Ele reina em todas as áreas de nossa vida e se sua palavra é considerada sempre como a palavra de um Rei. Só se Deus reina em tua vida e em teu coração, a paz e a salvação oferecida por Deus para seu povo será uma realidade em teu coração. Dê a Jesus o “cetro” de tua vida e serás verdadeiramente feliz.



ORAÇÃO INICIAL 

Deus, criador e restaurador do homem, que quis que teu Filho, Palavra eterna, se encarnasse no seio da sempre Virgem Maria, ouça nossas súplicas e que Cristo, teu Unigênito, feito homem por nós, se digne fazer-nos partícipes de sua condição divina. Por Nosso Senhor.




REFLEXÃO

Mateus 1,1-17


A genealogia define a identidade de Jesus. Ele é o “filho de Davi e o filho de Abraão” (Mt 1,1; cf. 1,17). Como filho de Davi, é a resposta de Deus as expectativas do povo judeu (2Sm 7,12-16). Como filho de Abraão, é uma fonte de benção para todas as nações (Gn 12,13). Judeus e pagãos vêm realizadas suas esperanças em Jesus.

Na sociedade patriarcal dos judeus, as genealogias traziam amiúde nomes de homens. Surpreende que Mateus coloque as cinco mulheres entre os antepassados de Jesus: Tamar, Raab, Rute, a mulher de Urias e Maria. Por que é que Mateus escolhe precisamente estas quatro mulheres como companheiras de Maria? Nenhuma é rainha, nenhuma é matriarca, nenhuma é mulher lutadora do Êxodo: Por quê? É esta a pergunta que o Evangelho de Mateus nos deixa na cabeça.

Na vida das quatro mulheres companheiras de Maria existe algo anormal. As quatro são estrangeiras, conceberam seus filhos fora dos padrões normais e não cumpriram com as exigências das leis de pureza do tempo de Jesus. Tamar, uma Cananéia, viúva, se veste de prostituta para obrigar o patriarca de Judá que seja fiel à lei e que lhe dê um filho (Gn 38,1-30). Raab, uma Cananéia de Jericó, era uma prostituta que ajudou aos Israelitas a entrar na Terra Prometida (Js 2,1-21). Rute, uma Moabita, viúva e pobre, optou por ficar ao lado de Noemi e aderir ao Povo de Deus (Rt 1,16-18). Tomou a iniciativa de imitar Tamar e de passar a noite junto com Booz, obrigando-o a observar a lei e dar-lhe um filho. Dá relação entre os dois nasceu Obed, o avô do rei Davi (Rt 3,1-15;4,13-17). Betsabé, uma Hitita, mulher de Urias, foi seduzida, violentada e ficou grávida do rei Davi, quem, além disso, mandou matar seu marido (2Sm 11,1-27). A forma de agir destas quatro mulheres estava em desacordo com as normas tradicionais. E , no entanto, foram iniciativas pouco convencionais as que deram continuidade a linhagem de Jesus e trouxeram a salvação de Deus a todo o povo. Tudo isto, nos faz pensar e nos questiona quando damos demasiado valor à rigidez das normas.

O cálculo de 3 x 14 gerações (Mt 1,17) tem um significado simbólico. Três é o número da divindade. Quatorze é o dobro de Sete. Sete é o número da perfeição. Por meio deste simbolismo, Mateus expressa a convicção dos primeiros cristãos segundo a qual Jesus aparece no tempo estabelecido por Deus. Com sua chegada a história chega a sua plenitude.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

Qual é a mensagem que você descobre na genealogia de Jesus? Encontrou alguma resposta à pergunta que Mateus nos deixa na cabeça?
As companheiras de Maria, a mãe de Jesus, são distintas como nós imaginávamos? Qual é a conclusão que tira para tua devoção a Nossa Senhora?



ORAÇÃO FINAL 

(Salmo 72,17)
Revisarei em que ponto da lei não obedeço ao Senhor, e em oração pedirei a assistência do Espírito Santo para poder crescer nessa área.




Nenhum comentário:

Postar um comentário