terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Lectio Divina - 24/12/13



TERÇA-FEIRA -24/12/2013

PRIMEIRA LEITURA: 2Samuel 7,1-5.8-12.14.16

Na véspera de Natal, caminhavam juntos Maria e José em sua viagem para Belém, onde deviam morar. Hoje, a Noite Feliz, é dia da família. A situação de Maria não era a melhor para fazer uma viagem tão longa e pesada a partir do norte da palestina, porém, ele havia compreendido o quão importante é a família, e aquelas palavras da escritura: “Onde tu vais eu irei, onde tu estás eu estarei, teu povo será meu povo e teu Deus será meu Deus”. No lugar onde tiveram que passar a noite e onde Jesus vem ao mundo, não foi pelo desejo de José nem de sua esposa e nem de Jesus, no entanto, o importante é que estavam juntos e se amavam. Que nossa celebração desta noite, tenha estas mesmas características, a margem do que cearemos ou dos presentes que compartilharemos. O fundamental é que estaremos em família, que nos diremos quanto nos amamos e que juntos continuaremos construindo a felicidade de nossa família. Noite Feliz, noite para valorizar e fortalecer o amor de nossa família.


ORAÇÃO INICIAL 

Apresse-se Senhor, não tardes, para que tua vinda console e fortaleça aos que esperam todo teu amor. Tu que vives e reinas...


REFLEXÃO

Lucas 1,67-79


O Cântico de Zacarias é um dos muitos cânticos das comunidades dos primeiros cristãos, que até hoje estão espalhados pelos escritos do Novo Testamento: nos evangelhos, nas cartas paulinas e no Apocalipse. Estes cânticos nos dão uma idéia de como era a vivência da fé e da liturgia semanal naqueles primeiros tempos. Deixam vislumbrar uma liturgia que era, ao mesmo tempo, celebração do mistério, profissão de fé, animação da esperança e catequese.

Aqui no cântico de Zacarias, os membros daquelas primeiras comunidades, quase todos judeus, cantam a alegria de haver sido visitados pela bondade de Deus que, em Jesus, veio realizar as promessas. O cântico tem uma bonita estrutura, bem elaborada. Parece uma lenta subida que leva os fiéis até o alto da montanha, de onde observam o caminho percorrido desde Abraão (Lc 1,68-73), experimentam o começo da realização das promessas (Lc 1,74-75) e dali olham para diante prevendo o caminho que têm que percorrer o menino João até o nascimento de Jesus; o sol de justiça que vem preparar para todos o caminho da Paz (Lc 76-79).

Zacarias começa louvando a Deus porque foi visitado e redimido seu povo (Lc 1,68) e suscitou um poderoso salvador da casa de Davi seu servo (Lc 1,69) como havia prometido pela boca dos profetas (Lc 1,70). E descreve em que consiste esta salvação poderosa: salvar-nos de todos os nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam (Lc 1,71). Esta salvação é o resultado, não de nosso esforço, mas sim da bondade misericordiosa do próprio Deus que combinou sua aliança sagrada e do juramento feito a Abraão, nosso pai (Lc 1,72). Deus é fiel. Este é o fundamento de nossa segurança.

Seguidamente Zacarias descreve em que consiste o juramento de Deus a Abraão: é a esperança de “que, livres de nossos inimigos, possamos viver sem temor, em santidade e justiça, na presença de Deus, todos os dias de nossa vida”. Este era o grande desejo das pessoas daquele tempo e continua sendo o grande desejo de todos os povos de todos os tempos: viver em paz, sem medo, servindo a Deus e ao próximo, em santidade e justiça, todos os dias de nossa vida. Este é o alto da montanha, o ponto de chegada, que apareceu no horizonte com o nascimento de João (Lc 1,73-75).

Agora a atenção do cântico se dirige à João, ao menino que acaba de nascer. Ele será o profeta do Altíssimo, porque ira adiante do Senhor preparando-lhe o caminho, capacitando seu povo para entender a salvação e o perdão dos pecados (Lc 1,76-77). Aqui temos uma alusão clara da profecia messiânica de Jeremias que dizia: “Já não precisarão ensinar-se mutuamente, dizendo um ao outro: Conheçam a Javé. Porque todos, grandes e pequenos, me conhecerão, oráculo de Javé, porque eu perdoarei sua culpa e não me recordarei mais de seu pecado” (Jr 31,34). Na Bíblia, “conhecer” é sinônimo de “experimentar”. O perdão e a reconciliação nos fazem experimentar a presença de Deus.

Tudo isto será fruto da ação misericordiosa do coração de nosso Deus e se realizará plenamente com a vinda de Jesus, e o sol que vem do alto para iluminar todos os que estão nas trevas e sombras da morte e para guiar nossos passos pelos caminhos da Paz (Lc 1,78-79).





PARA REFLEXÃO PESSOAL

Algumas vezes é bom ler o cântico como se fosse a primeira vez para poder descobrir nele toda a novidade da Boa Nova de Deus.
Experimentou alguma vez a bondade de Deus? Experimentou alguma vez o perdão de Deus?



ORAÇÃO FINAL 

(Salmo 89,2-3)
Hoje na ceia de Natal falarei com Jesus e de Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário