sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Lectio Divina - 03/01/14


SEXTA-FEIRA -03/01/2014


PRIMEIRA LEITURA: 1João 2,29-3,6

A repetida referência aos “filhos de Deus” emprega a linguagem e a distinção do Evangelho. Os cristãos são os “filhos de Deus”. Olhando para Deus como se olhássemos em um espelho, é nossa fisionomia que se reflete, mas com feitio divino. Como filhos de Deus, diz o autor, teremos extraordinária semelhança familiar. Afirmar que o pecado é iniqüidade é simplista, mas, nosso autor quer insistir que há definitivamente coisas que devemos fazer e outras que não devemos fazer. A desobediência é pecado, o modelo do diabo que, desde o princípio, promoveu a desobediência até a morte conclui de modo semelhante que o diabo era mentiroso e assassino desde o princípio. Seus seguidores são seu filhos e, para 1João, o assassino Caim é um exemplo. A dupla referência a dar a vida, lembra a repetida afirmação de que Jesus, como bom pastor, daria a vida por suas ovelhas. Onde reinam a crença e o amor a permanência divina é um fato consumado do qual a presença do Espírito dá testemunho.



ORAÇÃO INICIAL 

Senhor, que começastes de modo admirável a obra da redenção dos homens como nascimento de teu Filho, concede-nos, te rogamos, uma fé tão sólida que, guiados pelo próprio Jesus Cristo, possamos alcançar os prêmios eternos que nos tem prometido. Por Nosso Senhor. Amém!



REFLEXÃO

João 1,29-34

NO EVANGELHO DE JOÃO HISTÓRIA E SIMBOLO SE MESCLAM. No texto de hoje, o simbolismo consiste, sobretudo, em evocações de textos conhecidos do Antigo Testamento que revelam algo a respeito da identidade de Jesus. Nestes poucos versos existe as seguintes expressões com densidade simbólica: a)-Cordeiro de Deus; b)-Tirar o pecado do mundo; c)-Existia antes que eu; d)-A descida do Espírito como uma pomba; e)-Filho de Deus.

CORDEIRO DE DEUS. Este título evocava a memória do êxodo. Na noite da primeira Páscoa, o sangue do Cordeiro Pascal, com o qual marcavam as portas das casas, constituía para as pessoas o sinal de libertação (Ex 12,13-14). Para os primeiros cristãos Jesus é o novo Cordeiro Pascal que liberta seu povo (1Cor 5,7;1Pe 1,19; Ap 5,6.9).

TIRAR O PECADO DO MUNDO. Lembra a frase tão bonita da profecia de Jeremias: “Eles não terão mais que instruir seu próximo ou seu irmão dizendo: Conhecei a Yahweh. Porque todos me conhecerão, dos menores aos maiores, porque vou perdoar sua culpa e não me lembrarei mais de seu pecado” (Jr 31,34). 

EXISTIA ANTES QUE EU. Evoca vários textos dos livros sapienciais, nos quais se fala da Sabedoria de Deus que existia antes de todas as demais criaturas e que estava junto de Deus como mestre de obras na criação do universo e que, por fim, foi morar no meio do povo de Deus (Pr 8,22-31; Ecl 24,1-11).

DESCIDA DO ESPÍRITO COMO UMA POMBA. Lembra a ação criadora na qual se diz que “o espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gn 1,2). O texto de Gênesis 1,2 sugere a imagem de um pássaro que voa sobre um ninho. Imagem da nova criação em movimento sob a ação de Deus.

FILHO DE DEUS. É o título que resume todos os demais. O melhor comentário deste título é a explicação do próprio Jesus: “As autoridades dos judeus responderam: Não te apedrejamos por algum bem que tenhas feito, mas, porque sendo homem, insultas a Deus, fazendo-se passar por Deus”. Jesus disse: “Não está escrito na Lei de vocês: Eu vos digo: vocês são deuses? Chama-se, pois, deuses aos que recebem a palavra de Deus; e não se pode duvidar da Escritura. Então, se o Pai me consagrou e me enviou ao mundo, não posso dizer que sou Filho de Deus sem insultar a Deus? Se eu não cumpro as obras do Pai, não me acreditem. Porém, se Eu as cumpro, ainda que, não acreditem em mim, acreditem pelas obras que faço e saibam que o Pai está em mim e eu estou no Pai” (Jo 10,33-39)




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Jesus ofereceu a si mesmo, completamente, para toda a humanidade, e eu o que é que posso oferecer para ajudar meu próximo?
Nós também temos recebido o Espírito Santo. Quão consciente sou de que sou templo do Espírito?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 98,1)





Nenhum comentário:

Postar um comentário