segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Lectio Divina - 13/01/14


SEGUNDA-FEIRA -13/01/2014


PRIMEIRA LEITURA: 1Samuel 1,1-8


Esta passagem de esterilidade, que se repete dentro da história da salvação, coloca em evidência, por um lado, a onipotência de Deus que faz surgir a vida onde parecia não existir, isto é, para Deus não existe nada impossível. Por outro lado, o fato de que estas histórias de esterilidade com são no caso da mãe de Isaac, de Sansão e do próprio João Batista, nos fazem ver que o projeto salvífico de Deus não está baseado na fraqueza humana, nem é produto da casualidade, mas sim, de uma intervenção poderosa e cheia de amor por parte Dele. Isto nos leva a refletir como Deus se faz presente em nossa própria história de salvação e santidade na qual sempre se apresenta como o Deus do amor e da onipotência. Basta fechar os olhos a nossa vida para descobrir o passo amoroso de Deus que constrói um caminho, onde parecia não fazê-lo. Se te sentes humilhado, vencido, se tua vida perdeu o sentido, lembre que Deus te ouve como ouviu estas mães aflitas e que, arraigadas em sua fé, souberam esperar no Deus que salva. Coragem!


ORAÇÃO INICIAL 

Mostra-te propicio Senhor, aos desejos e pedidos de teu povo, dá-nos a luz para conhecer tua vontade e a força necessária para cumpri-la. Por Nosso Senhor. Amém!


REFLEXÃO

Marcos 1,14-20

Depois que prenderam João, Jesus foi a província da Galiléia e começou a proclamar a Boa Nova de Deus. João foi preso pelo rei Herodes porque denunciou o comportamento imoral do rei (Lc 3,18-20). A prisão de João Batista não assustou Jesus! Veio nela um sinal da chegada do Reino. E hoje, sabemos ler os fatos da política e da violência urbana para anunciar a Boa Nova de Deus?

JESUS PROCLAMAVA A BOA NOVA DE DEUS. A Boa Nova de Deus não somente porque vem de Deus, mas também e, sobretudo, porque Deus é seu conteúdo. Deus, Ele próprio, é a maior Boa Nova para a vida humana. Responde à aspiração mais profunda de nosso coração. Em Jesus aparece o que acontece quando um ser humano deixa que Deus entre e reine. Esta Boa Nova do Reino de Deus anunciada por Jesus tem quatro aspectos: A)-O prazo está vencido! Para os demais judeus, todavia, o prazo não estava vencido. Faltava muito para a chegada do Reino. Para os fariseus, por exemplo, o Reino podia chegar quando a observância da Lei fosse perfeita. Jesus tem outro modo de ler os fatos. Diz que o prazo está vencido. B)-O Reino de Deus está próximo! Para os fariseus a chegada do Reino dependia de seus esforços. Chegaria só depois que eles houvessem observado toda a lei. Jesus diz o contrário: O Reino está próximo! E estava ali, independentemente do esforço feito. Quando Jesus diz: O Reino está próximo, não quer dizer que o Reino estava chegando nesse momento, mas sim, que já estava ali. Aquilo que todos esperavam, já estava presente em suas vidas, e eles não sabiam, não percebiam! (cf. Lc 17,21) Jesus percebeu! Pois, Ele lia a realidade com um olhar diferente. Jesus revelará aos pobres de sua terra esta presença escondida do Reino no meio das pessoas. É esta a semente do Reino que receberá a chuva de sua palavra e o calor de seu amor. C)-Convertam-se! O exato sentido é mudar a forma de pensar e de viver. Para poder perceber a presença do Reino na vida, a pessoa terá que começar a pensar e a viver de forma distinta. Terá que mudar de vida e encontrar outra forma de convivência. Terá que deixar de lado o legalismo do ensinamento dos fariseus e permitir que a nova experiência de Deus invada sua vida e lhe dê olhos novos para ler e entender os fatos. D)-Acreditem na Boa Nova! Não era fácil aceitar esta mensagem. Não é fácil começar a pensar de forma distinta tudo o que se aprendeu, desde pequeno. Isto só é possível mediante um ato de fé. Quando alguém vem e traz uma noticia diferente, difícil de ser aceita, você a aceitará só se a pessoa que traz a noticia é de confiança. E você dirá aos demais: “Vocês podem acreditar. Eu conheço a pessoa. Não engana. É de confiança! Jesus é de confiança!”.

O PRIMEIRO OBJETIVO DO ANUNCIO DA BOA NOVA É FORMAR COMUNIDADE. Jesus passa, olha e chama. Os quatro primeiros a serem chamados: Simão, André João e Tiago, ouvem, deixam tudo e seguem Jesus para formar uma comunidade com Ele. Parece amor a primeira vista! Segundo o relato de Marcos, tudo aconteceu durante o primeiro encontro com Jesus. Comparando com outros evangelhos, a gente percebe que os quatro já conheciam Jesus (Jo 1,39; Lc 5,1-11). Já tiveram a oportunidade de conviver com Ele, de vê-lo quando ajudava as pessoas e de ouvi-lo na sinagoga. Sabiam como vivia e o que pensava. O chamado não foi coisa de momento, mas sim, de convites repetidos, de avanços e retrocessos. O chamado começa e volta a começar sempre de novo! Na prática, coincide com a convivência dos três anos com Jesus, desde o batismo até o momento em que Jesus foi elevado ao céu (At 1,21-22). Então, por que é que no-lo apresenta como um fato repentino de amor a primeira vista? Marcos pensa no ideal: o encontro com Jesus tem que produzir uma mudança radical em nossa vida.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

Um fato político, a prisão de João, levou Jesus a iniciar o anuncio da Boa Noticia de Deus. Hoje, os fatos políticos e sociais influem no anuncio que fazemos da Boa Nova para as pessoas?
Convertam-se! Acreditem na Boa Nova! Como isto está acontecendo em minha vida?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 97,9)
Dedicarei alguns momentos durante esta noite para descobrir todos os dons que Deus me deu e elevarei uma sincera ação de graças. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário