quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Lectio Divina - 30/01/14


QUINTA-FEIRA -30/01/2014



PRIMEIRA LEITURA: 2Samuel 7,18-19.24-29


Nestes tempos em que a imagem de Deus está tão diluída e minimizada, esta passagem de Davi deixa-nos ver como a bondade e a misericórdia de Deus vão além do que podemos pensar. É, pois, importante manter em nossa mente e em nosso coração a imagem do Deus que nunca esquece de suas promessas e que é sempre generoso para dar, pois, isto nos levará como Davi, a louvar e bendizer a Deus, a dar-lhe graças por todas suas bondades. Estes elementos, que Deus nos surpreende sempre com seu amor infinito e nos enche com suas bênçãos, e nossa atitude de agradecimento e veneração, são o melhor meio pelo qual o homem moderno pode conhecer a imagem autentica de Deus. Abra teus olhos às maravilhas que Deus vai fazendo em tua vida e glorifique-o com todo teu ser, isto trará paz a tua vida e será um instrumento para que Deus seja conhecido e amado.



ORAÇÃO INICIAL 

Deus todo poderoso e eterno: ajuda-nos a levar uma vida segundo a tua vontade, para que possamos dar em abundância frutos de boas obras em nome de teu Filho predileto. Que vive e reina contigo. Amém!



REFLEXÃO

Marcos 4,21-25


A LÂMPADA QUE ILUMINA. Naquele tempo não havia energia elétrica. Imaginemos o que segue. A família esta em casa. Começa a escurecer. O pai se levanta, acende uma lâmpada e a coloca debaixo em baixo de uma caixa ou de uma cama. O que diriam os demais? Gritariam: “Pai, coloque em cima da mesa!”. Esta é a história que Jesus conta. Não explica. Apenas diz: quem tenha ouvido para ouvir, que ouça. A Palavra de Deus é a lâmpada que deve ser acesa na escuridão da noite. Se ficar dentro da Bíblia, fechada é como a lâmpada colocada embaixo de uma caixa ou de uma cama. Quando enlaça com a vida e é vivida em comunidade, então, é colocada em cima da mesa e ilumina!

PRESTAR ATENÇÃO NOS PRECEITOS. Jesus pede aos discípulos que tomem consciência dos preconceitos com que escutam o ensinamento que Ele oferece. Devem prestar atenção nas idéias com que olham para Jesus. Se a cor dos olhos é verde, tudo parece verde. Se for azul, tudo parecerá azul. Se a idéia com a qual olho para Jesus é equivocada tudo o que penso sobre Jesus estará ameaçado de erro. Se, penso que o Messias tem de ser um rei glorioso, não vou entender nada do que Jesus ensina e vou entender tudo de maneira equivocada.

PARÁBOLAS: UMA NOVA MANEIRA DE ENSINAR E FALAR SOBRE DEUS. A forma que Jesus tinha de ensinar era, sobretudo, por meio de parábolas. Tinha uma capacidade muito grande de encontrar imagens bem simples para comparar as coisas de Deus com as coisas da vida que as pessoas conheciam e experimentavam em sua luta diária para a sobrevivência. Isto supõe duas coisas: estar dentro das coisas da vida, e estar dentro das coisas do Reino de Deus.

O ENSINAMENTO DE JESUS ERA DIFERENTE DO ENSINAMENTO DOS ESCRIBAS. Era uma Boa Nova para os pobres, porque Jesus revelava um novo rosto de Deus, no qual o povo se reconhecia e se alegrava. “Pai eu te louvo porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as tem revelado aos pequenos. Sim, Pai, assim te pareceu melhor!” (Mt 11,25-28).




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Palavra de Deus, lâmpada que ilumina. Qual é o lugar que a Bíblia ocupa em minha vida? Que luz recebo dela?
Qual é a imagem de Jesus que está em mim? Quem é Jesus para mim e quem sou eu para Jesus?




ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 34,9)
Hoje mostrarei minha gratidão por todos os dons de Deus, através de ações de solidariedade com meus irmãos necessitados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário