terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Lectio Divina - 14/01/14


TERÇA-FEIRA -14/01/2014



PRIMEIRA LEITURA: 1Samuel 1,9-20


Jesus disse à seus discípulos: “Tudo o que pedires com fé recebereis”. Mas, o que é que significa pedir com fé? Esta resposta, a encontramos nesta passagem na qual o autor sagrado nos diz que depois de orar e de falar com o profeta, “o rosto de Ana já não era o mesmo”. Isto é, a mulher entristecida que vai pedir a Deus um filho para consagrá-lo à vida, é agora uma mulher feliz que efetivamente acredita que isto será a seu tempo. Isto é, acreditar significa agir como se o que haverá de acontecer no futuro agora fosse uma realidade. Isto apaga de nosso rosto a cicatriz da angústia e da frustração diante da segurança que Deus nos tenha ouvido, e o que pedimos será realizado no futuro. Sem tirar a liberdade de Deus que sabe o que é bom e o que não é para nossa vida, pelo que nenhuma oração ou atitude o podem convencer de dar-nos algo que não fosse bom para nós. Esta atitude de fé nos faz esperar em paz pela vontade de Deus ao agir em nós e em nossas famílias. Quando pedir algo ao Senhor, mude teu rosto e tua atitude acreditando firmemente que Deus, em seus planos, já dará cumprimento ao que pediste. Isto trará paz e alegria a tua vida.


ORAÇÃO INICIAL 

Mostra-te propicio Senhor, aos desejos e pedidos de teu povo, dá-nos a luz para conhecer tua vontade e a força necessária para cumpri-la. Por Nosso Senhor. Amém!


REFLEXÃO

Marcos 1,21-28

O evangelho de ontem nos informava sobre uma primeira atividade de Jesus: chamou quatro pessoas para formar comunidade com Ele. O evangelho de hoje descreve a admiração das pessoas diante do ensinamento de Jesus (Mc 1,21-22) e o primeiro milagre expulsando um demônio (Mc 1,23-28). O evangelho de amanhã narra a cura da sogra de Pedro (Mc 1,29-31), a cura de muitos enfermos (Mc 1,32-34) e a oração de Jesus em um lugar solitário (Mc 1,35-39). Marcos reúne estes episódios, que se transmitiam oralmente nas comunidades, e os uniu entre si como ladrilhos em uma parede. Nos anos 70, época na qual os descreve, as Comunidades necessitavam de orientação. Ao descrever como foi o inicio da atividade de Jesus, Marcos indicava o que é que deviam fazer para anunciar a Boa Nova, Marcos faz catequese contando às comunidades os acontecimentos da vida de Jesus. 

JESUS ENSINA COM AUTORIDADE, DIFERENTEMENTE DOS ESCRIBAS. A primeira coisa que a pessoa percebe é que Jesus ensina de forma diferente. Não é tanto referente ao conteúdo, mas sim a forma de ensinar é que impressiona. Por meio desta forma diferente, Jesus cria uma consciência critica nas pessoas com relação as autoridades religiosas da época. A pessoa percebe, compara e diz: Ensina com autoridade, diferente dos escribas. Os escribas da época ensinavam, citando as autoridades. Jesus não cita nenhuma autoridade, mas sim, fala a partir de sua experiência de Deus e da vida. Sua palavra tem raiz no coração.

VEIO PARA DERRUBAR-NOS? Em Marcos, o primeiro milagre é a expulsão de um demônio. Jesus combate e expulsa o poder do mal que se apoderava das pessoas e as alienava de si mesmas. O indivíduo possuído gritava: “Eu te conheço, tu és o Santo de Deus!”. O homem repetia o ensinamento oficial que representava o Messias como “Santo de Deus”, isto é, como um Sumo Sacerdote, ou como rei, juiz, doutor ou general. Hoje também, muita gente vive alienada de si, enganada pelo poder dos meios de comunicação, da propaganda do comércio. Repete o que ouve dizer. Vive escrava do consumismo, oprimida pelos empréstimos de dinheiro, ameaçada pelos credores. Muitos pensam que sua vida não é como deveria ser se não podem comprar aquilo que a propaganda anuncia e recomenda. 

JESUS AMEAÇA O ESPÍRITO DO MAL: “Cala-te e sai desse homem!” O espírito derruba o homem, dá um tremendo grito e sai dele. Jesus devolve as pessoas a elas mesmas. Faz com que a pessoa recupere seu perfeito juízo (cf. Mc 5,15). Não era fácil, nem foi ontem, nem será hoje, fazer com que uma pessoa comece a pensar e agir de forma diversa da ideologia oficial.

ENSINAMENTO NOVO! Inclusive os espíritos impuros o obedecem. Os dois primeiros sinais da Boa Nova que o povo percebe em Jesus, são estes: sua forma diferente de ensinar as coisas de Deus, e seu poder sobre os espíritos impuros. Jesus abre um novo caminho para que a pessoa chegue a ser pura. Naquele tempo, uma pessoa declarada impura não podia comparecer diante de Deus para rezar e receber a benção prometida por Deus a Abraão. Antes, tinha que purificar-se. Esta e muitas outras leis e normas dificultavam a vida da pessoa e marginalizavam muita gente como impura, longe de Deus. Agora, purificadas pelo contato com Jesus, as pessoas impuras podiam comparecer de novo diante de Deus. Era uma grande Boa Nova para eles!




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Posso dizer: “Sou totalmente livre, senhor de mim mesmo?”. Se não posso dizer isso de mim mesmo, então, algo em mim, está possuído por outros poderes. Como faço para expulsar este poder estranho?
Hoje muita gente não vive, mas é vivida. Não pensa, mas é pensada pelos meios de comunicação. Não têm pensamento critico. Não é dona de si mesma. Como expulsar este “demônio”?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 8,2.5)
Hoje tentarei, ao menos uma vez, ouvir com atenção o que um irmão me pede e farei o que esteja a meu alcance para ajudá-lo e socorrê-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário