terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Lectio Divina - 03/02/15



DIA 03/02/15
PRIMEIRA LEITURA – Hebreus 12,1-4
·         Após o exemplo de fé dos antigos, apresenta-se agora um modelo muito maior para nos estimular à perseverança: o próprio Jesus. Ele sofreu até à morte de cruz e, no entanto, agora está junto de Deus, glorificado pela ressurreição. Empenhemo-nos com perseverança. Jesus é o aperfeiçoador da fé, porque nele se torna realidade aquilo que cremos e esperamos. Ele conclui a peregrinação de retorno de seu povo para Deus e recebeu a glória (v.2). Não sozinho, porém, mas como cabeça e guia (autor), exemplo perfeito da obediência a Deus e na glorificação. Junto com ele estão os mártires e santos de todos os tempos: testemunhas de Cristo diante do mundo, demonstraram, com sua vida e morte a solidez da realidade sagrada em que acreditavam; testemunhas agora de nosso combate (cf 1Cor 4,9: “Fomos dados em espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens”), como antigos campeões já premiados pela vitória, encorajamo-nos com o exemplo deles. A oração eucarística recorda “aqueles que em todos os tempos vos foram agradáveis”, “nossos intercessores junto de vós”. Em comunhão conosco, ainda peregrinos, constituem parte da grande assembléia dos que foram salvos e que anunciam as maravilhas do Senhor.
ORAÇÃO INICIAL
  • Senhor conceda-nos amar-te com todo o coração e que nosso amor se estenda, também, a todos os homens. Por Nosso Senhor…
REFLEXÃO -- Marcos 5,21-43
  • No evangelho de hoje vamos meditar sobre dois milagres de Jesus a favor de duas mulheres. O primeiro, a favor de uma mulher considerada impura por causa de uma hemorragia que lhe acometia à doze anos. O outro milagre, a favor de uma menina de doze anos, que acabava de morrer. Segundo a mentalidade da época, qualquer pessoa que tocasse o sangue ou o cadáver era considerada impura. Sangue e morte eram fatores de exclusão! Por isto, aquelas duas mulheres eram pessoas marginalizadas, excluídas da participação na comunidade.
  • O PONTO DE PARTIDA. Jesus chega na barca. A multidão se reúne ao seu redor. Jairo, o chefe da sinagoga, lhe pede por sua filha que está morrendo. Jesus vai com ele e a multidão o acompanha, apertando-o por todos os lados. Este é o ponto de partida das curas que seguem: a cura da mulher e a ressurreição da menina de doze anos.
  • A SITUAÇÃO DA MULHER. Doze anos de hemorragia! Por isto, vivia excluída, pois, naquele tempo, o sangue tornava a pessoa impura, e que lhe tocasse também ficava impuro. Marcos informa que a mulher havia gasto todos seus haveres com os médicos. Em vez de melhorar, ficava pior. Situação sem solução.
  • A ATITUDE DA MULHER. Ouviu falar de Jesus. Nasceu uma nova esperança. Disse a si mesma: “Se consigo tocar, ainda que só em suas vestes, me salvarei”. O catecismo da época mandava dizer: “Se tocares sua roupa, ficará impuro”. A mulher pensa exatamente o contrário! Sinal que as mulheres não concordavam com tudo o que as autoridades religiosas ensinavam. A mulher se colocou no meio da multidão e,  de forma desapercebida, tocou Jesus, pois todo mundo o apertava e o tocava. Nesse mesmo instante ela sentiu no corpo que havia sido curada.
  • A REAÇÃO DE JESUS E DOS DISCÍPULOS. Jesus se deu conta que uma força havia saído Dele e perguntou: “Quem me tocou?”. Os discípulos reagiram: “Está vendo que as pessoas te apertam de todos os lados e perguntas: Quem me tocou?. Aqui aparece o desencontro entre Jesus  e seus discípulos. Jesus tinha uma sensibilidade que não era percebida pelos discípulos. Estes reagem como todo mundo e não entendem a reação diferente de Jesus. Porém, Jesus não presta atenção e continua indagando.
  • A CURA PELA FÉ. A mulher percebeu que havia sido descoberta. Foi um momento difícil e perigoso. Pois, segundo a crença da época, uma pessoa impura que, como aquela mulher, se pusesse no meio de uma multidão, contaminava todo mundo através do toque. E fazia que todos se tornassem impuros diante de Deus (Lv 15,19-30). Por isto, como castigo, poderia ser apedrejada. Porém, a mulher teve coragem de assumir o fizera. “Atemorizada e temerosa” caiu aos pés de Jesus e contou toda sua verdade. Jesus disse a palavra final: “Filha”, tua fé te salvou vai em paz e fique curada de tua enfermidade!”.  A)- “Filha”, com esta palavra Jesus acolhe a mulher na nova família, na comunidade, que se formava a seu redor. B)- Aquilo que ela pensava aconteceu de fato. C)- Jesus reconhece que sem a fé daquela mulher, Ele não poderia ter feito aquele milagre.
  • A NOTÍCIA DA MORTE DA MENINA. Neste momento o pessoal da casa de Jairo informa que a menina havia morrido. Já não precisava incomodar Jesus. Para eles, a morte era a grande barreira. Jesus não conseguirá ir além da morte! Jesus ouve, olha para Jairo e aplica o que acabava de presenciar, saber que a fé é capaz de realizar o que a pessoa crê. E diz: “Não temas. Somente tenha fé”.
  • NA CASA DE JAIRO. Jesus permite que sós três discípulos vão com Ele. Vendo o alvoroço dos que choram pela morte da menina, diz: “A menina não morreu. Está dormindo!”. As pessoas caçoam. A gente sabe distinguir quando uma pessoa está dormindo ou quando está morta. É o riso de Abraão e de Sara, isto é, daqueles que não conseguem acreditar que para Deus nada é impossível (Gn 17,17; 18,12-14; Lc 1,37). Também para eles, a morte era uma barreira que ninguém podia superar. As palavras de Jesus têm um significado mais profundo. A situação das comunidades perseguidas do tempo de Marcos parecia uma situação de morte. Elas tinham que ouvir: “Não é morte! Vocês estão dormindo! Despertem!”. Jesus não dá importância ao riso e entra na casa onde está a menina, somente Ele, os três discípulos e os pais da menina.
  • A RESSURREIÇÃO DA MENINA. Jesus toma a menina pela mão e diz: “Talita, kum!” Ela se levanta. Grande alvoroço! Jesus conserva a calma e pede que lhe dêem de comer. As duas mulheres são curadas. Uma tinha doze anos, a outra fazia dozes que tinha hemorragia e doze anos padecendo exclusão! Aos doze anos começa a exclusão das meninas, pois, começa a menstruação, começam a morrer! Jesus possui um poder maior e a ressuscita: “Levanta-te!”.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • Qual é o ponto deste texto que mais gostou ou o que mais te chamou a atenção? Por quê?
  • Uma mulher curada e reintegrada na convivência da comunidade. Uma garota foi erguida de seu leito de morte. O que é que nos ensina esta ação de Jesus para nossa vida em família e em comunidade, hoje?
ORAÇÃO FINAL
  • (SALMO 21/22)
  • Hoje dedicarei alguns minutos pela manhã, ao meio dia, a tarde e antes de dormir para dar graças a Deus por tantas coisas boas que me tem dado na vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário