quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Lectio Divina - 18/02/15


DIA 18/02/15
PRIMEIRA LEITURA à Joel 2,12-18
  • A conversão é uma atitude permanente do cristão. É o esforço do homem para deixar sua vida de pecado e unir-se intimamente a Deus; é aceitar dia a dia a proposta de Jesus de viver conforme o amor, e deixar que nossa vida seja conduzida de maneira total pelo Espírito Santo; é responder ao Pai, como Maria Santíssima, com um “sim” diário a sua amorosa vontade, apesar de que esta nem sempre é adequada à nossa. É como nos diz hoje o profeta: voltar para Deus, como o filho pródigo, que depois de experimentar a miséria que produz o pecado no coração humano, deixa que o amor misericordioso do Pai cure suas feridas e o restabeleça como filho e herdeiro do Reino. Quaresma, em definitivo, é um caminho a percorrer que se apresenta como uma nova oportunidade para avançar e crescer na santidade. Aproveite-a.
ORAÇÃO INICIAL
  • Senhor Jesus, envia teu Espírito, para que Ele nos ajude a ler a bíblia do mesmo modo com o qual Tu a  leu aos discípulos no caminho de Emaús. Por Nosso Senhor...
REFLEXÃO à Mateus 6,1-6.16-18
·         O evangelho desta Quarta-Feira de Cinzas é tirado do Sermão da Montanha e quer oferecer-nos uma ajuda para podermos entender como praticar as três obras de piedade: oração, esmola e jejum e como utilizar bem o tempo da Quaresma. O modo de cumprir estas três obras tem mudado muito através dos séculos, segundo as culturas e costumes dos povos e a saúde das pessoas. Hoje as pessoas mais velhas lembram o jejum severo e obrigatório de quarenta dias durante toda a quaresma. Apesar das mudanças no modo de praticar as obras de piedade, fica a obrigação humana e cristã (1)-de compartilhar nossos bens com os pobres (esmola), (2)-de viver em contato com o Criador (oração) e (3)-de saber controlar nosso ímpeto e nossos desejos (jejum). As palavras de Jesus que meditamos podem fazer surgir em nós a criatividade necessária para encontrar novas formas para viver estas três práticas tão importantes da vida cristã.
·         MATEUS 6,1: A CHAVE GERAL PARA ENTENDER O ENSINAMENTO. Jesus diz: “Cuidado para não praticar vossa justiça diante dos homens, para serem vistos por eles; do contrário, não tereis recompensa de vosso Pai que está nos céus”. A justiça da qual fala Jesus consiste em conseguir o lugar onde Deus nos quer. O caminho para chegar ali está expresso na Lei de Deus. Jesus avisa do fato de que não se deve observar a lei para ser elogiado pelos homens. Antes havia dito: “Se vossa justiça não superar a justiça dos doutores da lei e dos fariseus, não entrareis no Reino dos céus” (Mt 5,26). Quando lemos esta frase, não devemos pensar só nos fariseus do tempo de Jesus, mas sim, no fariseu que está adormecido em cada um de nós. Se José,  esposo de Maria, houvesse seguido a justiça da lei dos fariseus, teria denunciado Maria. Porém, ele era “justo” (Mt 1,19), já possuía a nova justiça anunciada por Jesus. Por isto, transgrediu a antiga lei e salvou a vida de Maria e de Jesus. A nova justiça anunciada por Jesus repousa sobre outra base, sai de outra fonte. Devemos construir nossa segurança a partir de dentro, não no que nós fazemos por Deus, mas sim, no que Deus faz por nós. E esta é a chave principal para entender o ensinamento de Jesus sobre as obras de piedade. Em tudo o que segue, Mateus aplica este principio geral na pratica da esmola, da oração e do jejum. Desde o ponto de vista didático, primeiro diz como não deve ser, e logo em seguida ensina como deve ser.
·         MATEUS: 6,2: COMO NÃO DAR ESMOLA. O modo errado de dar esmola, seja nos tempos passados como hoje, é o de usar um modo vistoso, para ser reconhecido e aclamado pelos outros. Às vezes, sobre os bancos das igrejas se vêm escritas estas palavras: “Oferta da família Tal”. Na televisão, os políticos gostam de mostrarem-se como grandes benfeitores da humanidade nas inaugurações de obras públicas a serviço da comunidade. Jesus diz: “Aqueles que assim fazem, já receberam sua recompensa”.
·         MATEUS 6,3-4: COMO DAR ESMOLA. O modo correto de dar esmola é este: “que sua mão esquerda não saiba o que faz a direita”. Ou seja, devo dar esmola de tal modo que nem eu tenha a sensação de estar fazendo uma coisa boa, que merece uma recompensa por parte de Deus e elogio por parte dos homens. A esmola é uma obrigação. É uma forma de compartilhar algo que tenho, com aqueles que nada têm. Numa família, o que é de um é de todos. Jesus elogia o exemplo da viúva, que doava até o que lhe era necessário (Mc 12,44).
·         MATEUS 6,5: COMO NÃO ORAR. Falando de alguns modos equivocados de orar, Jesus menciona alguns usos e costumes raros daquela época. Quando se tocava a trombeta para a oração da manhã, do meio dia ou da tarde, havia pessoas que gostavam de estar no meio da rua para orar somente com os braços abertos param serem vistos por todos e serem considerados, desta forma, como pessoas piedosas. Outros na sinagoga, assumiam posturas extravagantes, para chamar a atenção da comunidade.
·         MATEUS 6,6: COMO ORAR. Para não deixarmos dúvidas, Jesus exagera sobre como orar. Diz que é preciso orar, em segredo, só diante de Deus Pai. Ninguém te verá. Inclusive, para os outros, tu serás alguém que não reza. Não importa! Também falaram de Jesus: “Não é de Deus”. E isto porque Jesus orava muito de noite e não lhe importava a opinião dos demais. O importante é ter a consciência em paz e ter a certeza de que Deus é Pai e me acolhe e, não partir daquilo que faço por Deus ou da satisfação daquilo que busco no fato dos outros me apreciarem como uma pessoa pia que ora.
·         MATEUS 6,16: COMO NÃO JEJUAR. Jesus critica as práticas equivocadas do jejum. Havia pessoas que desfiguravam o rosto, não se lavavam, usavam roupas rasgadas, não se penteavam, de modo que todos pudessem ver que estavam jejuando e de um modo perfeito.
·         MATEUS 6,17-18: COMO JEJUAR. Jesus recomendava o contrário. Quando jejuares derrame perfume sobre tua cabeça, lave o rosto, de modo que ninguém se de conta de que está jejuando, mas sim, só o Pai que está nos céus. Como dizíamos antes, trata-se de um caminho novo de acesso ao coração de Deus que se abre diante de nós. Jesus, para assegurar-nos interiormente, não pede o que nós fazemos por Deus, mas sim, o bem que Deus faz por nós. A esmola, a oração e o jejum não são modas para comprar o favor de Deus, mas só a resposta da gratidão ao amor recebido e experimentado.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
·         Qual é o ponto do texto que mais lhe chamou a atenção ou que tenha gostado mais?
·         Como entender a advertência inicial feita por Jesus?
·         O que critica e o que ensina Jesus sobre a esmola? Faça um resumo para você.
·         O que critica e o que ensina Jesus sobre a oração? Faça um resumo para você.
·         O que critica e o que ensina Jesus sobre o jejum? Faça um resumo para você.
ORAÇÃO FINAL
·         (SALMO: 50/51)
·         Hoje irei tomar cinzas e, além disso, farei meu plano para viver adequadamente esta quaresma.






Nenhum comentário:

Postar um comentário