quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Lectio Divina - 22/08/12



QUARTA-FEIRA -22/08/2012

PRIMEIRA LEITURA: Ezequiel 34,1-11

Um texto que a principio devemos entender que é endereçado aos dirigentes do povo, especialmente nos tempos do profeta, onde haviam esquecido a exigência da lei e o culto era só externo, o que causou o desvio do povo para os ídolos, devemos também relê-lo sob a ótica de nossa vida cotidiana, sobretudo, aqueles que temos autoridade, começando desde os pais de família, até os governantes, sem deixar por suposto, aos pastores da Igreja que são aqueles, em seu momento, que se dirige esta advertência do Senhor. Quisera hoje de maneira especial dirigir-me aos pais de família, que com a desculpa do excessivo trabalho que, às vezes, se impõem o lhes impõem, vão se descuidando das ovelhas, deixando-as à mercê dos lobos deste mundo. Hoje mais do que nunca, devemos ficar atentos às amizades de nossos filhos, aos programas que estão vendo e, sobretudo, aos exemplos que lhes damos em casa, o descuido em seu crescimento e em áreas tão importantes como estas, colocam em grave risco a vida espiritual e moral das crianças, especialmente dos adolescentes. Lembremos que Jesus nos convida para zelar pelas ovelhas e a ser como Ele: O bom pastor, o que dá sua vida por suas ovelhas. Nada poderemos dar melhor a nossos filhos, que o exemplo de um bom pastor que esteve sempre ao lado deles.



ORAÇÃO INICIAL 

• Oh Deus que tens preparado bens inefáveis para os que te amam, infunde teu amor em nossos corações, para que, amando-te em tudo e sobre todas as coisas, consigamos alcançar tuas promessas, que superam todo desejo. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Lucas 1,26-38

• Hoje é a Festa de Nossa Senhora Rainha. O texto que meditamos no evangelho descreve a visita do anjo à Maria. A Palavra de Deus chega a Maria não através de um texto bíblico, mas, através de uma experiência profunda de Deus, manifestada na visita do anjo. Assim também acontece com a visita do anjo. No AT, muitas vezes, o anjo de Deus é o próprio Deus. Foi graças a remoer a Palavra de Deus na Bíblia, que Maria foi capaz de perceber a Palavra de Deus viva de Deus na visita do Anjo. Assim também acontece com a visita de Deus em nossas vidas. As visitas de Deus são freqüentes. Porém, porque não remoemos as Palavra escrita de Deus na Bíblia, não percebemos a visita de Deus em nossas vidas. A visita de Deus é tão presente e tão continua que, muitas vezes, não a percebemos e por isso perdemos uma grande oportunidade de viver em paz e com alegria.
• Lucas 1,26-27: A PALAVRA ENTRA NA VIDA. Lucas apresenta às pessoas e os lugares: uma virgem chamada Maria, prometida e um homem, chamado José, da casa de Davi. Nazaré, uma pequena cidade na Galiléia. Galiléia era periferia. O centro era a Judéia e Jerusalém. O anjo Gabriel é o enviado de Deus para esta virgem que morava na periferia. O nome Gabriel significa “Deus é Forte”. O nome Maria significa “amada por Yavé, ou, Yavé é meu Senhor”. A história da visita de Deus à Maria começa com uma expressão: “No sexto mês”. Trata-se do “sexto mês” de gravidez de Isabel, parente de Maria, uma mulher já avançada em idade, precisando de ajuda. A necessidade concreta de Isabel é o pano de fundo de todo este episódio. Encontra-se no começo e ao final.
• Lucas 1,28-29: A REAÇÃO DE MARIA. Foi no Templo que o anjo apareceu a Zacarias. Para Maria aparece em sua casa. A Palavra de Deus alcança Maria no ambiente de vida de cada dia. O anjo diz: “Alegra-te! Cheia de Graça! O Senhor está contigo!”. Palavras semelhantes já havia sido ditas à Moisés (Ex 3,12), a Jeremias (Jr 1,8), a Gedeão (Jz 6,12), a Rute (Rt 2,4) e a muitos outros. Abrem o horizonte para a missão que estas pessoas do AT deviam realizar a serviço do povo de Deus. Intrigada com a saudação, Maria procura conhecer o significado. É realista, usa a cabeça. Quer entender. Não aceita qualquer aparição ou inspiração.
• Lucas 1,30-33: A EXPLICAÇÃO DO ANJO. “Não temas, Maria!”. Esta é sempre a primeira saudação de Deus ao ser humano: Não temas! Em seguida, o anjo lembra as grandes promessas do passado que se realizarão através do filho que vai nascer em Maria. Esse filho deve receber o nome de Jesus. Será chamado Filho do Altíssimo, e Nele se realizará, finalmente, o Reino de Deus prometido a Davi, que todos estavam esperando ansiosamente. Esta é a explicação que o anjo dá a Maria par que não fique assustada.
• Lucas 1,34: NOVA PERGUNTA DE MARIA. Maria tem consciência da missão importante que está recebendo, porém, permanece realista. Não se deixa embalar pela grandeza da oferta e olha sua condição: “Como será isto, posto que, não conheço homem?”. Ela analisa a oferta a partir dos critérios que nós, seres humanos, temos a nossa disposição. Pois, humanamente falando, não era possível que aquela oferta da Palavra de Deus se realizasse naquele momento.
• Lucas 1,35-37: NOVA EXPLICAÇÃO DO ANJO. “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra; por isso o que há de nascer será santo e se chamará Filho de Deus”. O Espírito Santo, presente na Palavra de Deus desde o dia da Criação (Gênesis 1,2), consegue realizar coisas que parecem impossíveis. Por isto, o Santo que vai nascer de Maria, será chamado “Filho de Deus”. Quando hoje a Palavra de Deus é acolhida pelos pobres sem estudo, algo novo acontece por força do Espírito Santo! Algo tão novo e tão surpreendente como um filho que nasce de uma virgem, ou, como um filho que nasce de Isabel, uma mulher avançada em idade, da qual todo mundo dizia que não podia ter filhos. E o anjo acrescenta: “Olhe, Isabel também, tua parente, conceberá um filho em sua velhice e já está no sexto mês”.
• Lucas 1,38: A ENTREGA DE MARIA. A resposta do anjo esclarece tudo para Maria. Ela se entrega ao que Deus lhe está pedindo: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se e mim segundo tua Palavra”. Maria usa para si o título de “Serva”, empregada do Senhor. O título vem de Isaias, quem apresenta a missão do povo não como um privilégio, mas, como um “serviço” aos outros povos (Is 42,1-9;49,3-6). Mais tarde, Jesus, o filho que estava sendo gerado naquele momento, definirá sua missão: “Não vim para ser servido, mas, para servir!” (Mt 20,28). Aprendeu de sua Mãe!
• Lucas 1,39: A FORMA QUE MARIA ENCONTRA PARA SERVIR. A Palavra de Deus chega e faz com que Maria se esqueça de si para servir aos demais. Ela deixa o lugar onde estava e vai para a Judéia, a mais de quatro dias de caminho, para ajudar sua prima Isabel. Maria começa a “servir” e a cumprir sua missão a favor do povo de Deus.





PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Como você percebe a visita de Deus em tua vida? Já foi visitado alguma vez? Você já foi uma visita de Deus na vida de alguém, sobretudo, aos pobres? Como este texto ajuda a descobrir as visitas de Deus em tua vida?
• A Palavra de Deus se encarnou em Maria. Como a Palavra de Deus está se tornando carne em minha vida pessoal e na vida da comunidade?





ORAÇÃO FINAL 

• (SALMO 107,8-9)
• Hoje reservarei um tempo para estar com meus filhos. Hoje não veremos televisão, mas, praticaremos o que é importante para eles.





Nenhum comentário:

Postar um comentário