sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Lectio Divina - 31/08/12






SEXTA-FEIRA -31/08/2012

PRIMEIRA LEITURA: 1Corintios 1,17-25

•    “Se queres viver, tens que morrer”; “se queres ter, tens que dar”; “se queres ser exaltado, tens que ser humilhado”; “se queres ser o primeiro, deves ser o último”, qualquer um que ouvisse essas afirmações como o caminho para alcançar a felicidade, diria: “Este sujeito esta louco, o que diz não tem sentido”.
• Esta é precisamente a “loucura da cruz”, é a loucura pregada por Cristo. Certamente o Evangelho, a Sabedoria de Deus, hoje mais do que nunca, neste mundo “científico e técnico”, não parece ter muito sentido. No ambiente onde o mais importante não é ser, mas sim, ter, onde o importante é o prático, ainda que nele não exista caridade, onde o sofrimento é entendido como um castigo e não como um meio para santificar-nos e santificar nosso mundo, nossa vida e nosso testemunho, podem ser tomados como uma verdadeira loucura. Os grandes seguidores de Jesus tem sido os grandes loucos: São Francisco de Assis, Santa Clara, São Inácio de Loyola, Santa Teresa D’Ávila. Sim! Esta é uma bendita loucura que leva o homem a experimentar a verdadeira e profunda felicidade, é o poder de Cristo que nos tem dito: “eu venci o mundo e comigo vocês são mais que vencedores”. Deixe-se transformar pelo amor de Cristo, ainda que as pessoas o considerem louco.



ORAÇÃO INICIAL


• Vem Senhor, em ajuda a teus filhos, derrama tua bondade inesgotável sobre os que te suplicam, e renova e protege a obra de suas mãos em favor dos que te louvam como criador e como guia. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Mateus 25,1-13

•    Hoje, comemora-se o dia de Santa Edith Stein que no Carmelo usou o nome de Teresa Bendita da Cruz. Por isto, o evangelho de hoje traz a parábola das dez virgens que deviam dar as boas vindas ao noivo quando chegasse para a festa de boda.
• Mateus 25,1: O COMEÇO: “ENTÃO”. A parábola começa com esta palavra: “Então”. Trata-se da vida do Filho do Homem. Ninguém sabe quando virá esse dia, “nem os anjos, nem mesmo o filho, mas sim somente o Pai” (Mt 24,36). Não importa que os adivinhos queiram fazer cálculos. O Filho do Homem virá de surpresa, quando a gente menos espera (Mt 24,44). Pode ser hoje, pode ser amanhã. Por isto, o recado final da parábola das dez virgens é “Vigiai!”. As dez jovens devem estar preparadas para qualquer eventualidade. Quando a polícia nazista chamou à porta do monastério das Carmelitas em Echt na província de Limburgia nos Paises Baixos, Edith Stein, a irmã Teresa da Cruz, estava preparada. Assumiu a Cruz e seguiu para o martírio no campo de extermínio por amor a Deus e a sua gente. Era uma das virgens prudentes da parábola.
• Mateus 25,1b-4: AS DEZ VIRGENS PREPARADAS PARA AGUARDAR O NOIVO. A parábola começa assim: “O Reino do Céu é como dez virgens que prepararam suas lâmpadas e saíram ao encontro do noivo”. Trata-se de jovens que deviam acompanhar o noivo para a festa de boda. Para isto, elas deviam levar consigo as lâmpadas, seja para iluminar o caminho, seja para iluminar a festa. Cinco delas eram prudentes e cinco eram imprudentes. Esta diferença aparece com clareza na maneira em que se preparam para a função que receberam. Junto com as lâmpadas acesas, as previdentes também levaram consigo uma vasilha de azeite de reserva. Prepararam-se para qualquer eventualidade. As virgens imprudentes levaram apenas as lâmpadas, não pensaram em levar um pouco de azeite de reserva.
• Mateus 25,5-7: O ATRASO NÃO PREVISTO PARA A CHEGADA DO NOIVO. O noivo demora. Não havia uma hora determinada para sua chegada. Na espera, o sono se apodera das jovens, todavia, as lâmpadas continuam gastando azeite e vão se apagando pouco a pouco. De repente, no meio da noite, ouve-se um grito: “O noivo já está aqui. Saiam em seu encontro!”. Todas elas despertam e começam a preparar as lâmpadas que já estavam quase no final. Deviam colocar o azeite de reserva para evitar que as lâmpadas se apagassem.
• Mateus 25,8-9: AS DIVERSAS REAÇÕES DIANTE DA CHEGADA ATRASADA DO NOIVO. Somente agora as imprudentes se dão conta de que esqueceram de levar o azeite de reserva. Foram pedir aceite as jovens prudentes: “Dá-nos de vosso azeite, que nossas lâmpadas estão se apagando!”. As prudentes não puderam atender este pedido, pois, naquele momento o que importava não era que as prudentes compartilhassem seu azeite com as outras, mas sim, que estivessem prontas para acompanhar o noivo até o lugar da festa. Por isto aconselham: “é melhor que irem aos vendedores para comprar o azeite!”.
• Mateus 25,10-12: O DESTINO DAS VIRGENS PRUDENTES E DAS IMPRUDENTES. As imprudentes seguem o conselho das prudentes e vão comprar o azeite. Durante esta breve ausência da compra chega o noivo e as prudentes podem acompanhá-lo à festa de boda. E a porta se fecha atrás delas. Quando chegam as outras, chamam à porta e pedem: “Senhor, Senhor, abre a porta para nós!”. E recebem a resposta: “Em verdade vos digo que não as conheço”.
• Mateus 25,13: A RECOMENDAÇÃO FINAL DE JESUS PARA TODOS NÓS. A história desta parábola é muito simples e a lição é evidente. “Vigiai, pois, porque não sabeis, nem o dia, nem a hora!”. Moral da história: não sejas superficial, olhe mais além do momento presente, procure descobrir o chamado de Deus até nas mínimas coisas da vida, até no azeite que falta para a lâmpada.





PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Já te aconteceu de pensar no azeite de reserva para tua lâmpada?
• Conhece a vida de Santa Edith Stein, Teresa Bendita da Cruz?





ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 34,2-3)
• Hoje renunciarei a algo que eu goste especialmente, como símbolo de que nada existe de mais importante que meu Senhor Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário