segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Lectio Divina - 27/08/12





SEGUNDA-FEIRA -27/08/2012

PRIMEIRA LEITURA: 2Tesalonicenses 1,1-5. 11-12

• Nesta bela saudação do apóstolo à comunidade de Tessalônica, valeria a pena refletir em uma das ações que amiúde passam despercebidas em nossa correria cotidiana, que é o de dar graças, principalmente a Deus, mas também todos os que entram diariamente em contato conosco e dos quais recebemos serviços e atenção. É comum, e espontâneo, o pedir. Isto é bom e agradável à Deus, mas, quanto mais o é, e o que lhe damos graças. Se parar para pensar um momento, perceberá todas as alegrias e graças que tens recebido, começando pela vida. Você que esta lendo agora, pode agradecer-lhe por ter acesso a esse meio de comunicação, e a tantas e tantas graças, que se analisar, verá que encontram sua origem no próprio Deus. Mas também, se é sincero contigo mesmo, descobrirá muitas pessoas que diariamente se relacionam contigo e que ao proporcionar-te um serviço, enriquecem tua vida. Um sorriso, um “agradecimento”, pode mudar o curso de todo seu dia. Não deixa de aproveitar a oportunidade hoje de agradecer, é o principio da felicidade e da harmonia entre Deus, você e os demais.



ORAÇÃO INICIAL

• Oh Deus, que unes os corações de teus fiéis em um mesmo desejo, inspira a teu povo o amor a teus preceitos e a esperança em tuas promessas, para que, no meio das vicissitudes do mundo, nossos corações estejam firmes na verdadeira alegria. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Mateus 23,13-22

• Nos próximos dias vamos meditar o discurso que Jesus pronunciou criticando aos doutores da lei e aos fariseus, chamando-os de hipócritas. No evangelho de hoje, Jesus pronuncia contra eles quatro “ais” ou pragas. No evangelho de amanhã se acrescentam outros dois, e no evangelho de depois de amanhã outros dois. Ao todo oito “ais” ou pragas contra os líderes religiosos da época. São palavras muito duras. Ao meditá-las, tenho que pensar nos doutores e nos fariseus do tempo de Jesus, mas também e, sobretudo, na hipocrisia que existe em mim, em nós, em nossa família, em nossa Igreja, em nossa sociedade hoje. Vamos olhar no espelho do texto para descobrir o que existe de errado em nós.
• Mateus 23,13: O PRIMEIRO “AI” CONTRA OS QUE FECHAM A PORTA DO REINO. Como fechar o Reino? Apresentando Deus como um juiz severo, deixando pouco espaço à misericórdia. Impondo em nome de Deus leis e normas que não têm nada a ver com os mandamentos de Deus, falsificando a imagem do Reino e matando no outro o desejo de servir a Deus e o Reino. Uma comunidade que se organiza ao redor deste falso deus “não entra no Reino”, nem é expressão do Reino, e impede que seus membros entrem no Reino.
• Mateus 23,14: O SEGUNDO “AI” CONTRA OS QUE USAM A RELIGIÃO PARA ENRIQUECER-SE. “Vocês exploram as viúvas, e roubam em suas casas e, para disfarçar, fazem longas orações! Por isto, vocês vão receber uma condenação muito severa”. Jesus permite que os discípulos vivam do evangelho, pois, disse que o trabalhador merece seu salário (Lc 10,7; cf. 1Cor 9,13-14), porém, usar a oração e a religião como meio para enriquecer-se, isto é hipocrisia e não revela a Boa Nova de Deus. Transforma sua religião em um mercado. Jesus expulsa os comerciantes do Templo citando os profetas Isaias e Jeremias: “Minha casa é casa de oração para todos os povos e vocês a transformaram em uma cova de ladrões” (Mc 11,17; cf. Is 56,7; Jr 7,11). Quando o mago Simão quis comprar o dom do Espírito Santo, Pedro o amaldiçoou (At 8,18-24). Simão recebeu a “condenação mais severa” da qual Jesus fala no evangelho de hoje.
• Mateus 23,15: O TERCEIRO “AI” CONTRA OS QUE FAZEM PROSELITISMO. “Vocês que percorrem mar e terra para fazerr um prosélito, e, quando chega a sê-lo, o fazeis filho da condenação o dobro que vós!”. Existem pessoas que se fazem missionárias e anunciam o evangelho não para irradiar a Boa Nova do amor de Deus, mas sim, para atrair outros à seu grupo ou à sua igreja. Uma vez, João proibiu uma pessoa que usasse o nome de Jesus porque não fazia parte de seu grupo. Jesus respondeu: “Não o impeça. Pois, o que não está contra nós, está a nosso favor” (Mc 9,39). O documento da Assembléia Plenária dos bispos da América Latina realizou-se no mês de maio de 2008, em Aparecida, Brasil, sob o título: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida!”. É dizer que o objetivo da missão não é para que os povos se tornem católicos, nem para fazer proselitismo, mas, para que os povos tenham vida, e vida em abundância.
• Mateus 23,16-22: O QUANTO “AI” CONTRA OS QUE VIVEM FAZENDO JURAMENTO. “Vocês dizem: Se alguém jura pelo Santuário, isso não é nada, mas se juro pelo ouro do Santuário, fica obrigado!”. Jesus faz um longo razoamento para mostrar a incoerência de tantos juramentos que a pessoa fazia ou que a religião oficial mandava fazer: juramento pelo ouro do templo ou pela oferenda que está sobre o altar. O ensinamento de Jesus indicava no Sermão da Montanha, é o melhor comentário da mensagem do evangelho de hoje: “Pois, eu vos digo que não jureis de modo algum: nem pelo Céu, porque é o trono de Deus, nem pela Terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei. Nem tampouco jures por tua cabeça, porque nenhum só de teus cabelos pode fazê-lo, branco ou preto. Seja vossa linguagem: Sim, sim, Não, não: o que passar daqui vem do Maligno” (Mt 5,34-37).





PARA REFLEXÃO PESSOAL

• São quatro “AIS”, ou, quatro pragas, quatro motivos para receber a critica severa por parte de Jesus. Qual das quatro críticas cabe a mim?
• Nossa Igreja merece hoje estes “ais” por parte de Jesus?





ORAÇÃO FINAL

•    (SALMO 96,1-2)
• Hoje procurarei firmemente manter um amplo e sincero sorriso para com todo mundo e cuidarei especialmente dar graças por cada serviço, inclusive os mais pequenos, que receber durante o dia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário