terça-feira, 14 de agosto de 2012

Lectio Divina - 14/08/12






TERÇA-FEIRA -14/08/2012

PRIMEIRA LEITURA: Ezequiel 2,8-3,4

• O texto que lemos hoje nos apresenta o profeta comendo um rolo com palavras. Os sábios consideram que o que pedia o Senhor que fizesse, é que se alimentasse com Palavras de Deus, particularmente com a Lei, para que seu trabalho como profeta estivesse radicado não em pensamentos humanos, mas sim, na Palavra do Senhor. O povo de Israel, a casa rebelde, havia recebido também essa palavra, porém, como disse o Senhor hoje, não queria alimentar-se com a Sabedoria divina preferindo dirigir sua vida pelos ídolos. Hoje nos ocorre coisa semelhante, pois, é triste ver que a maioria dos cristãos católicos não lê a Sagrada Escritura, não a conhecem. A maioria se conforma com o que ouve na missa e a grande maioria que nem à missa vai, pois, esses nem sequer folheiam a Escritura. O Senhor nos convida para que nos aproximemos Dele, para que nos alimentemos de sua Palavra como o profeta Ezequiel, para converter-nos em seus profetas, em pregadores das Boas Notícias de salvação. Este alimento, não só nos servirá para fortalecer-nos, mas, inclusive para encontrar felicidade e paz em nossas vidas. Não deixe de tomar um bom alimento espiritual todos os dias e se coloque às ordens do Senhor, para que, para onde te envie, possas ser seu profeta e ajudar a este mundo a retornar para Jesus.



ORAÇÃO INICIAL

• Deus todo poderoso e eterno, a quem podemos chamar Pai, aumenta em nossos corações o espírito filial, para que mereçamos alcançar a herança prometida. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Mateus 18,1-5.10.12-14

•    Aqui, no capítulo 18 do evangelho de Mateus inicia o quarto grande discurso da Nova Lei, o Sermão da Comunidade. As partes narrativas, intercaladas entre os cinco Sermões, descrevem a prática de Jesus e mostram como praticava e encarnava a nova Lei em sua vida.
• O evangelho de hoje trás a primeira parte do Sermão da Comunidade que tem como palavra chave os “pequenos”. Os pequenos não são as crianças, mas sim, as pessoas pobres e sem importância na sociedade e na comunidade, inclusive as crianças. Jesus pede que estes pequenos estejam no centro das preocupações da comunidade, pois, “o Pai não quer que nenhum destes pequenos pereça” (Mt 18,14).
• Mateus 18,1: A PERGUNTA DOS DISCÍPULOS QUE DÁ MOTIVO AO ENSINAMENTO DE JESUS. Os discípulos querem saber quem é maior no Reino. Só o fato de que eles fizessem essa pergunta revela que haviam entendido pouco ou nada da mensagem de Jesus. O Sermão da Comunidade, todo ele, é para fazer entender que entre os seguidores e as seguidoras de Jesus tem que estar vivo o espírito de serviço, de entrega, de perdão, de reconciliação e de amor gratuito, sem procurar o próprio interesse e autopromoção.
• Mateus 18,2-5: O CRITÉRIO BÁSICO: O MENOR É O MAIOR. Os discípulos querem um critério para poder medir a importância das pessoas na comunidade: “Quem é o maior no Reino dos Céus?”. Jesus responde que o critério são os pequenos! Os pequenos não têm importância social, não pertencem ao mundo dos grandes. Os discípulos têm que fazerem-se pequenos. Em vez de crescer para o alto, têm que crescer para baixo, para a periferia, onde vivem os pobres, os pequenos. Assim serão os maiores no Reino! E o motivo é este: “Quem receber um pequeno como este em meu nome, a mim a que recebe!”. Jesus se identifica com eles. O amor de Jesus para com os pequenos não tem explicação. Os pequenos não têm mérito. É a pura gratidão do amor de Deus que aqui se manifesta e pede para ser imitada na comunidade pelos que se dizem discípulos e discípulas de Jesus.
• Mateus 18,6-9: NÃO ESCANDALIZAR OS PEQUENOS. Estes quatro versículos sobre o escândalo dos pequenos foram omitidos no texto do evangelho de hoje. Damos um breve comentário. Escandalizar os pequenos significa: ser motivo para que os pequenos percam a fé em Deus e abandonem a comunidade. Mateus conserva uma frase muito dura de Jesus: “Porém o que escandalizar a um destes pequenos que acreditam em mim, mais vale que lhe amarrem uma pedra de moinho no pescoço e o joguem no fundo do mar”. Sinal de que naquele tempo muitos pequenos já não se identificavam com a comunidade e procuravam outros amparos. E hoje? Na América Latina, por exemplo, cada ano perto de 3 milhões de pessoas abandonam as igrejas históricas e vão para as igrejas evangélicas. Sinal de que não se sentem em casa entre nós. E muitas vezes são os mais pobres os que nos abandonam. O que é que nos falta? Qual é a causa deste escândalo aos pequenos? Para evitar o escândalo, Jesus manda cortar a mão o pé ou arrancar o olho. Esta frase não pode ser tomada ao pé da letra. Significa que é preciso ser muito exigente no combate ao escândalo que afasta os pequenos. Não podemos permitir, de forma alguma, que os pequenos se sintam marginalizados em nossa comunidade. Pois, neste caso, a comunidade deixaria de ser um sinal do Reino de Deus.
• Mateus 18,10-11: OS ANJOS DOS PEQUENOS ESTÃO NA PRESENÇA DO PAI. Jesus evoca o salmo 91. Os pequenos fazem de Yahvé seu refúgio e tomam o Altíssimo como defensor (Sl 91,9) e, por isto: “Não poderá a desgraça dominante nem a praga aproximar-se de tua morada, pois deu às seus anjos a ordem de proteger-te em todos os teus caminhos. Em suas mãos te sustentarão, para que não tropeces em alguma pedra” (Sl 91,10-12).
• Mateus 18,12-14: A PARÁBOLA DAS CEM OVELHAS. Para Lucas, esta parábola revela a alegria de Deus pela conversão de um pecador (Lc 15,3-7). Para Mateus, revela que o Pai não quer que nenhum destes pequenos se perca. Com outras palavras, os pequenos deve ser a prioridade pastoral da Comunidade, da Igreja. Devem estar no centro da preocupação de todos. O amor pelos pequenos e pelos excluídos tem que ser o eixo da comunidade do que quer seguir Jesus. Pois, deste modo a comunidade se torna prova do amor gratuito de Deus que acolhe a todos.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

• As pessoas mais pobres do bairro participam de nossa comunidade? Se sentem bem ou encontra em nós um motivo para afastarem-se?
• Deus Pai não quer que se perca nenhum dos pequenos. O que é que significa isto para nossa comunidade?




ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 119,111-112)
• Hoje meditarei e tentarei memorizar uma parte do salmo 19.




Nenhum comentário:

Postar um comentário