segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Lectio Divina - 06/08/12






SEGUNDA-FEIRA -06/08/2012

PRIMEIRA LEITURA: 2Pedro 1,6-19

• Pedro nos fala da revelação na qual Jesus fê-lo saber de sua morte próxima, o que o inspira a nos comunicar sua última vontade e testamento. Pretende, conscientemente, estabelecer para todo o sempre a lembrança autêntica das promessas e profecias a que antes aludiu. Antes de fazer isso, precisa cuidar de um problema premente - sua confiabilidade para transmitir um ensinamento celeste autêntico. É primeira menção explícita de problemas nesta Igreja. Os ímpios estão denegrindo os ensinamentos tradicionais sobre a parusia de Jesus, alegando que esses ensinamentos não são revelações celestes, mas apenas invenções humanas planejadas para controlar cristãos ingênuos. Em resposta, 2Pedro nega essa acusação e cita sua experiência de testemunha ocular da transfiguração de Jesus como acontecimento que prenunciou a parusia. O autor não inventou o acontecimento da transfiguração, nem transmite material de segunda mão, pois foi testemunha ocular; ouviu a voz de Deus. Por conseguinte, a futura vinda de Jesus na parusia (que a transfiguração prenuncia) baseia-se na palavra de Deus.



ORAÇÃO INICIAL

• Senhor Jesus, envia teu Espírito, para que Ele nos ajude a ler a Bíblia no mesmo modo com o qual Tu tens lido aos discípulos no caminho de Emaús. Com a luz da Palavra, escrita na Bíblia, Tu lhes ajudaste a descobrir a presença de Deus nos acontecimentos dolorosos de tua condenação e morte. Assim, a cruz, que parecia ser o final de toda esperança, apareceu para eles como fonte de vida e ressurreição.


REFLEXÃO

Marcos 9,2-10

• Marcos 9,2-4: JESUS MUDA DE APARÊNCIA SOBE A UM MONTE. Lucas agrega que ali se dirige para rezar (Lc 9,28). Ali, sobre a montanha, Jesus aparece na glória diante de Pedro, Tiago e João. Junto a Ele aparecem também Moisés e Elias. O monte lembra o Monte Sinai, onde, no passado, Deus havia manifestado ao povo sua vontade, consignando a lei à Moisés. As vestimentas brancas de Jesus lembram Moisés envolto na luz quando fala com Deus na Montanha e recebe de Deus a Lei (Cf. Ex24,29-35). Elias e Moisés, as duas maiores autoridades do Velho Testamento, falam com Jesus. Moisés representa a Lei. Elias a Profecia. Lucas diz que a conversa se estabelece sobre a Morte de Jesus em Jerusalém (Lc 9,31). Assim ficava claro que o Velho Testamento, tanto a Lei como os Profetas, já ensinavam que o caminho da glória passa pela cruz (Cf. Is 53).
• Marcos 9,5-6: PEDRO DESFRUTA O QUE ACONTECE, PORÉM, NÃO ENTENDE. Tudo que acontece agrada a Pedro e quer assegurar-se do momento prazeroso sobre a Montanha. Propõe construir três tendas. Marcos diz que Pedro tinha medo, sem saber o que estava dizendo, e Lucas acrescenta que os discípulos tinham sono (Lc 9,32) Eles são como nós, para eles é difícil entender a Cruz! A descrição do episódio da transfiguração começa com uma afirmação: “Seis dias depois”. A que é que se referem estes seis dias? Alguns estudiosos explicam assim a frase: Pedro quer construir tendas, porque era o sexto dia das festas das tendas. Era uma festa muito popular de seis dias que festejava o dom da lei de Deus e os quarenta anos passados no deserto. Para lembrar estes quarenta anos, o povo devia fazer uma semana de festa em tendas improvisadas. Por isto se chamava Festa das Tendas. Se não era possível a celebração de todos os seis dias, pelo menos se fizesse no sexto dia. A afirmação “depois de seis dias” seria uma alusão à festa das tendas. Por isto Pedro lembra a obrigação de construir tendas. E oferece-se imediatamente para construí-las. Assim, Jesus, Moisés e Elias poderiam continuar conversando.
• Marcos 9,7: A VOZ DO CÉU ESCLARECE OS FATOS. Apenas Jesus fica envolto na glória, uma voz do céu diz: “Este é meu Filho predileto! Ouçam-no!” A expressão “Filho predileto” lembra a figura do Messias Servo, anunciado pelo profeta Isaias (cf. Is 42,1). A expressão “Ouçam-no” lembra a profecia que prometia a chegada de um novo Moisés (cf. Dt 18,15). Em Jesus, estão se realizando as profecias do Velho Testamento. Os discípulos não podiam duvidar. Os cristãos dos anos 70 não podiam duvidar. Jesus é verdadeiramente o Messias glorioso, porém, o caminho da glória passa pela cruz, segundo o anuncio dado na profecia do Servo (Is 53,3-9). A glória da Transfiguração é a prova. Moisés e Elias o confirmam. O Pai é quem garante. Jesus aceita.
• Marcos 9,8: SÓ JESUS E NINGUÉM MAIS! Marcos disse que, depois da visão, os discípulos só vêem Jesus e ninguém mais. A insistência em afirmar que só vêem Jesus, sugere que de agora em diante Jesus é a única revelação de Deus para nós. Para nós os cristãos, Jesus, e somente Ele, é a chave para compreender todo o sentido do Velho Testamento.
• Marcos 9,9-10: SABER FICAR EM SILÊNCIO. Jesus pede à seus discípulos que não digam nada a ninguém, até que não houvesse ressuscitado dentre os mortos, porém, os discípulos não o entenderam. Com efeito, não entendem o significado da Cruz, que não unem o sofrimento à ressurreição. A Ressurreição de Jesus é a prova de que a vida é mais forte que a morte.
• Marcos 9,11-13: O RETORNO DE ELIAS. O profeta Malaquias havia anunciado que Elias devia voltar para preparar o caminho do Messias (Ml 3.23-24). Este mesmo anúncio encontra-se no livro do Eclesiástico (Eclo 48,10). Então como Jesus podia ser o Messias, se Elias, todavia, não havia voltado? Por isto, os discípulos perguntavam: “Por que é que os escribas dizem que primeiro deve vir Eias?”. A resposta de Jesus é clara: “Eu digo que Elias já veio, porém, fizeram com ele tudo o que quiseram, como dele está escrito” (9,13). Jesus estava falando de João Batista, assassinado por Herodes (Mt 17,13).





PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Qual é o ponto deste texto que você mais gostou e mais lhe chamou a atenção?
• Como acontece a transfiguração e qual é a reação dos discípulos diante desta experiência?
• Qual é a mensagem da voz do céu para Jesus? E qual é a mensagem para os discípulos?
• Como transfigurar hoje, a vida pessoal e familiar, e a vida comunitária em nosso bairro?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 27 ‘26’)
• Senhor Jesus, te damos graças por Tua Palavra que nos tem feito ver melhor a vontade do Pai.




Nenhum comentário:

Postar um comentário